FliSol divulga homenageado hoje, sexta-feira, com cerimônia na Casa SP Afro

Evento divulgará também as datas e atividades da festa que acontecerá, oficialmente, de 07 a 10 de novembro, no Teatro Municipal

FliSol divulga homenageado hoje, sexta-feira, com cerimônia na Casa SP Afro

A 3ª edição da FliSol - Festa Literária da Morada do Sol, realizada pela Prefeitura de Araraquara por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, será lançada oficialmente nesta sexta-feira, 03 de maio, quando serão divulgadas as datas das atividades da programação e também o nome do escritor homenageado nesta edição. O lançamento será realizado na Casa SP Afro Brasil Oswaldo da Silva - Bogé, a partir das 19 horas, com entrada gratuita a todos interessados.

Bernadete Passos, realizadora da FliSol e presidente do Instituto Colibri, conta que o lançamento mais uma vez conta com a presença do patrono oficial da festa, o “imortal araraquarense” Ignácio de Loyola Brandão.

Ela lembra que, o ano passado, o homenageado da 2ª edição foi o escritor Mário de Andrade e que, neste ano, o homenageado será conhecido no lançamento, mas adianta que “é a primeira vez que esta pessoa será homenageada em uma feira literária” e que a “Casa Afro é um lugar ideal para anunciar esta grande e potente escritora” que foi sugerida por Ignácio e aprovada sem ressalvas pela curadoria da FliSol. “A pessoa homenageada é amiga do Ignácio pela Academia Paulista de Letras”, adianta.

O homenageado deste ano será tema de parte do Educativo, nas atividades efetuadas com os professores da rede municipal de Educação, ainda neste primeiro semestre. A programação do Educativo também contará com atividades para os alunos da rede no segundo semestre, quando será realizada oficialmente a programação de 07 a 10 de novembro.

Bernadete lembra que as exposições geradas nas duas últimas edições da festa em homenagem a Ignácio e Mário de Andrade irão circular durante a FliSol: a exposição de Mário ficará em circulação local, enquanto a de Ignácio terá uma itinerância regional.

FliSol atracoes 2 mai 2025

Para o lançamento nesta sexta-feira, a programação terá: roda de conversa com as presenças de Ignácio de Loyola Brandão; Alessandra Laurindo, coordenadora de Políticas Étnico-Raciais; Grasiela Lima, coordenadora de Políticas para Mulheres, e também dos integrantes das equipes de curadoria e do Educativo Flisol, além de encerramento com samba de roda, integrando música e literatura, com a participação de Eloi Brito Quarteto com o convidado Junior Barros. Vale destacar a Feira Afro, com participação de expositores variados selecionados por edital.

A FliSol 2024 é uma realização do Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart e da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico. Entre os parceiros do evento estão Câmara Municipal de Araraquara, EPTV – São Carlos, Senac Araraquara, Sesc Araraquara, Unesp – Araraquara, Uniara, SESI -Araraquara, IFSP, ETEC Araraquara, Academia Araraquarense de Letras, além de SICOOB, Drogaven e Coletivo MEA.

A Casa SP Afro está localizada na Av. Paulo da Silveira Ferraz, n° 1195, na Vila Xavier.

SERVIÇO:

Lançamento da FliSol - Festa Literária da Morada do Sol

Local: Casa SP Afro Oswaldo da Silva – Bogé (Av. Paulo da Silveira Ferraz, n° 1195 - Vila Xavier)

Data: sexta-feira (03 de maio)