Semana Luís Antonio Martinez Corrêa tem atividades prévias

Atividade formativa e oficina serão realizadas antes da abertura oficial da Semana Luís Antonio, inscrições gratuitas estão abertas (no destaque: Guilherme Diniz, que conduz a ação formativa “Introdução à crítica teatral: por uma poética do olhar”)

Semana Luís Antonio Martinez Corrêa tem atividades prévias

A abertura oficial da 35ª edição da Semana Luís Antonio Martinez Corrêa - Festival de Teatro (SLAMC) será realizada neste sábado (17), porém antes, na quinta e sexta-feira (15 e 16) haverá atividades prévias, com caráter formativo. A programação realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, por meio da Coordenadoria Executiva de Cultura, é gratuita.

Na quinta-feira e na sexta-feira (15 e 16) será realizada a ação formativa “Introdução à crítica teatral: por uma poética do olhar”, com Guilherme Diniz, de Belo Horizonte – MG. A oficina é direcionada para espectadores, estudantes, pesquisadores, artistas, e demais pessoas interessadas no exercício da crítica em suas dimensões criativas e reflexivas. São 15 vagas e as inscrições já estão abertas e podem ser realizadas até esta terça-feira, 13 de junho, através do preenchimento do formulário online: bit.ly/slamc_criticateatral .

Depois, no sábado (17), tem a oficina “Ações emancipatórias: Encontros Poéticos e Práticas Artísticas-Educacionais em Dança”, com William Simplício e Verônica Santos (Corpórea Companhia de Corpos), das 14h às 16 horas, no CAOF - Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand. São 20 vagas, destinadas a pessoas interessadas em práticas de teatro e dança, a partir de 16 anos. As inscrições começam nesta segunda (12) e seguem até sexta-feira (16) através do preenchimento do formulário online: bit.ly/slamc_oficina .

Vale destacar que no sábado, 17 de junho, será realizada a abertura oficial com a apresentação do espetáculo “UMA”, com a Cia. Sacana (São Paulo/SP), às 20 horas, no Palacete das Rosas, com retirada de ingressos uma hora antes do início. A classificação etária é de 16 anos.

A Semana Luís Antonio Martinez Corrêa é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart e tem o apoio da Unesp Araraquara, do PROEC - Pró Reitoria de Extensão Universitária e Cultura, da FCLAr - Faculdade de Ciências e Letras, do CAC - Centro Ação Cultural, do Programa de Pós Graduação em Estudos Literários, do Senac Araraquara e do Sesc Araraquara.

Mais informações sobre a programação da SLAMC podem ser acompanhadas no site e redes sociais da Prefeitura de Araraquara, e nas redes sociais da Semana Luís Antonio (https://www.instagram.com/slamc_aqa/). Toda a programação é gratuita.

“Introdução à crítica teatral” - “Introdução à crítica teatral: por uma poética do olhar” será realizada das 14h às 17h, no Anfiteatro C da Faculdade de Ciências e Letras - Câmpus de Araraquara da UNESP, na quinta e também sexta-feira.

O propósito desta oficina teórico-prática com Guilherme Diniz é exercitar a crítica teatral como um ato político, reflexivo e poético disposto a confrontar olhares eurocêntricos e/ou coloniais presentes no campo cultural.

A oficina estimula indagações sobre como a crítica pode tecer narrativas, memórias e perspectivas que questionem as cenas e suas relações com o mundo. Quem participar irá debater sobre os aspectos históricos, ideológicos e estruturais da crítica teatral no Brasil, além de experimentar a escrita de textos reflexivos sobre teatro.

Inscrições gratuitas, até terça-feira (13 de junho), através do preenchimento do formulário online: bit.ly/slamc_criticateatral . O anfiteatro C da Faculdade de Ciências e Letras - Câmpus de Araraquara UNESP está localizado na Rodovia Araraquara Jau, km 1, no bairro Campos Ville.

“Encontros Poéticos e Práticas Artísticas-Educacionais em Dança” – A oficina “Ações emancipatórias: Encontros Poéticos e Práticas Artísticas-Educacionais em Dança”, com William Simplício e Verônica Santos (Corpórea Companhia de Corpos), será no sábado (17), das 14h às 16 horas, no CAOF - Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand.

Esta oficina é um projeto contemplado pelo edital PROAC Nº 39/2022 - Cidadania Cultural / Produção e Realização de Projeto Cultural / Cultura Negra, Urbana e Hip Hop.

Pensando nas possibilidades de se relacionar com outros campos de atuação, em especial com a Educação, a oficina tem como objetivo promover encontros artístico-pedagógicos em dança e performance que desenvolvam uma prática educacional criativa e contra colonial, comprometida eticamente e politicamente na luta antirracista.

A ideia é explorar a sensibilidade corporal refletindo o cotidiano, criar relação entre a palavra e o gesto, expandir possibilidades físicas em conjunto com a musculatura do corpo.

Inscrições gratuitas, até sexta-feira (16), através do preenchimento do formulário online: bit.ly/slamc_oficina . O CAOF está localizado na Rua Andrelino Alves Pinto, 170, na Vila Xavier.

SERVIÇO:

35ª edição da Semana Luís Antonio Martinez Corrêa - Festival de Teatro (SLAMC) apresenta:

- Quinta e sexta-feira (15 e 16/06)

• Ação formativa “Introdução à crítica teatral: por uma poética do olhar” - com Guilherme Diniz (Belo Horizonte/MG)

Horário: 14h às 17 horas

Local: Anfiteatro C da Faculdade de Ciências e Letras, Câmpus de Araraquara, UNESP (Rodovia Araraquara Jau, km 1 - Campos Ville)

Inscrições gratuitas, até 13/06, através do preenchimento do formulário online: bit.ly/slamc_criticateatral

- Sábado (17/06)

• Oficina “Ações Emancipatórias”: Encontros Poéticos e Práticas Artísticas-Educacionais em Dança com exibição do “Documentário Trajetórias Corpóreas”, com William Simplício e Verônica Santos (Corpórea Companhia de Corpos)

Horário: das 14h às 16 horas

Local: CAOF (Centro de Artes e Ofícios Judith Lauand): Rua Andrelino Alves Pinto, 170 - Vila Xavier

Inscrições gratuitas, de 12 a 16/06, através do preenchimento do formulário online: bit.ly/slamc_oficina