Conferência da Cidade gera diretrizes para a revisão do Plano Diretor

Debate dos eixos foi realizado no sábado (7) no IFSP Campus Araraquara

Conferência da Cidade gera diretrizes para a revisão do Plano Diretor

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Araraquara, no Jardim Paulo Freire, recebeu no último sábado (7) o segundo dia de atividades da 8ª edição da Conferência Municipal da Cidade, um espaço de debates coletivos para discussão de propostas de organização do município.

As propostas aprovadas nesse encontro servirão como diretrizes para a revisão do Plano Diretor, um mecanismo legal que orienta a ocupação e desenvolvimento do território urbano da cidade, baseado em interesses coletivos como a preservação da natureza e da memória, entre outros. Nessa ocasião, representantes do poder público e da sociedade civil puderam debater os cinco eixos de discussão: desenvolvimento econômico, saneamento e infraestrutura, meio ambiente, habitação e patrimônio.

A secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Poleto, se mostrou satisfeita com os resultados da reunião. "A Conferência da Cidade teve um saldo muito positivo. Todos os eixos tiveram propostas pertinentes e houve um amplo debate na plenária. Elegemos os delegados das conferências estaduais, visto que no ano que vem as Conferências da Cidade serão retomadas em âmbito estadual e federal e precisamos ter delegados municipais", comentou.

Ela destacou a qualidade do conteúdo debatido no evento. "Tivemos uma participação importante e muito qualificada. Os cinco eixos tiveram propostas bastante pertinentes ao Plano Diretor de Araraquara e à nossa realidade. Outro ponto importante foi a questão ambiental perpassando várias áreas, uma preocupação ambiental bastante latente nas falas das pessoas que participaram e nas propostas que saíram. Pensamos que será bem positivo para referência da revisão do Plano Diretor", concluiu Sálua.

O debate também contou com a participação dos vereadores Alcindo Sabino (PT) e Guilherme Bianco (PCdoB); o secretário de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, Nilson Carneiro; o secretário de Obras e Serviços Públicos, Sérgio José Pelícolla; o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani; além de representantes do Daae e das secretarias de Saúde, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social.

Conferência Municipal da Cidade teve sua abertura realizada no dia anterior, sexta-feira (6), no auditório da Universidade de Araraquara (Uniara), com a mesa diretora composta pelo prefeito Edinho; pelo presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT); a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Poleto; o vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; e a professora Dra. Eduarda Escila Ferreira Lopes, da Uniara. Após a solenidade, o público presente acompanhou uma palestra do Prof. Dr. Jefferson Cristiano Tavares, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP).