Conferência Municipal da Cidade tem abertura nesta quinta (5)

Auditório da Uniara recebe às 19h30; debate dos eixos acontece no sábado, no IFSP

Conferência Municipal da Cidade tem abertura nesta quinta (5)

Terá início nesta quinta-feira (5) a 8ª edição da Conferência Municipal da Cidade, um espaço de debates coletivos para discussão de propostas de organização do município. O evento será realizado pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. A solenidade de abertura está marcada para as 19h30 no auditório da Universidade de Araraquara (Uniara), localizado na Rua Carlos Gomes, 1338, Centro.

A secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Poleto, falou sobre a importância dessa atividade. "A Conferência da Cidade é um processo democrático, de discussão dos principais pontos do planejamento da cidade com as pessoas e essa discussão inaugura a revisão do Plano Diretor. É uma aproximação importante com a sociedade, embora não seja a primeira aproximação porque Araraquara tem vários conselhos municipais que já têm suas demandas e já têm suas conferências. Entretanto, a Conferência da Cidade traz eixos e acaba aglutinando discussões que estão acontecendo há muito tempo nos outros conselhos. É um importante momento da sociedade para inaugurar essa revisão do Plano Diretor", explicou.

A mesa de abertura terá a participação do prefeito Edinho, do vice-prefeito e secretário de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; e da secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Poleto. O encontro contará com uma palestra do Prof. Dr. Jefferson Cristiano Tavares, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (IAU-USP). Jeferson é arquiteto e urbanista desde 2000, mestre desde 2004 e doutor desde 2015. Autor do livro "Projetos para Brasília: 1927-1957" (Iphan, 2014), atua em projetos e planos urbanos e regionais. É professor nos cursos de pós-graduação da FIAM-FAAM Centro Universitário e da Escola da Cidade, em São Paulo.

A conferência terá continuidade no sábado (7), a partir das 8h30, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) Campus Araraquara, que fica na Rua Doutor Aldo Benedito Pierri, 250, Jardim Paulo Freire. Nessa ocasião, representantes do poder público e da sociedade civil irão debater os eixos de discussão: desenvolvimento econômico, saneamento e infraestrutura, meio ambiente, habitação e patrimônio.