"Oficina Sotaques e saberes" reúne representantes técnicos dos projetos de trabalho social em habitação do Brasil

Encontro online realizado destacou projetos desenvolvidos em Araraquara pela Coordenadoria Executiva de Habitação da Prefeitura

"Oficina Sotaques e saberes" reúne representantes técnicos dos projetos de trabalho social em habitação do Brasil


No último dia 19 de outubro, foi realizada a "Oficina Sotaques e Saberes", um encontro online promovido pela Caixa Econômica Federal, que reuniu aproximadamente 130 pessoas do Brasil inteiro com o objetivo de compartilhar experiências bem sucedidas de projetos de pós-ocupação pelo país. A Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, representada por Anderson da Silva (coordenador executivo de Habitação), Daniela Juliane Cucci (gerente de Cadastro e Gestão Socioeconômica) e Lucas Baldo Tostes (responsável técnico dos Projetos de Pós-Ocupação), foi convidada a apresentar suas iniciativas que dialogam com o trabalho social.

Foram selecionadas três cidades para a apresentação e Araraquara foi uma delas. Como temas principais, foram abordados a construção, via Orçamento Participativo (OP), do espaço Quilombo Rosa no Valle Verde, as variadas atividades profissionalizantes e culturais que ocorrem lá, e as diversas políticas públicas inseridas neste contexto local, que ajudam na emancipação e formação humana da população.

Sobre o Orçamento Participativo, foi destacada a sua importância para a construção de uma cidade mais democrática e inclusiva, colocando em evidência a população como protagonista nas escolhas sobre seu futuro e reforçando a participação ativa enquanto cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da cidade.

Outro ponto abordado no encontro foi a realização do curso de Cuidador de Idoso, que está acontecendo em parceria com o Quilombo Rosa, o Senac e a Caixa Econômica Federal, e também sobre os Quintais Sustentáveis, parceria firmada com a Fundação Toque objetivando a construção de 150 hortas nas casas de moradores da Zona Norte de Araraquara.

Estas iniciativas tiveram grande relevância na reunião, assim como algumas outras ações que são desenvolvidas no município com o propósito de buscar a efetivação da cidadania por meio do oferecimento de políticas públicas comprometidas com o bem-estar da população.