Campanha reforça respeito aos direitos humanos no Carnaval 2024

Objetivo é contribuir para que os foliões se divirtam com responsabilidade e com seus direitos garantidos

Campanha reforça respeito aos direitos humanos no Carnaval 2024

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, realizará campanha de conscientização contra a violação de direitos humanos, durante o período do Carnaval 2024, com o objetivo de garantir que a folia seja segura e com respeito a todas as pessoas.  A campanha intitulada “Araraquara tem Carnaval de respeito” é uma parceria da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular com as Secretaria Municipal de Comunicação e Secretaria Municipal de Cultura.

De acordo com Marcelo Mazeta, secretário municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, o objetivo é promover uma festa de respeito à diversidade e ao pluralismo, para que os foliões se divirtam com responsabilidade e com seus direitos garantidos.

“Para isso, teremos equipes nos blocos e eventos apoiados pela Prefeitura distribuindo leques com a programação completa do carnaval, viseiras e adesivos com informações e palavras de ordem reforçando o combate ao assédio, à importunação sexual e à violência contra as mulheres, ao capacitismo, ao racismo, à xenofobia e à LGBTfobia. Além disso, também vamos alertar juventude sobre perigos do uso de álcool com direção e também para a importância do uso de preservativos”, detalha Mazeta.

Ele também informou que uma companhia de teatro contratada vai participar da campanha, realizando intervenções artísticas de conscientização nos pontos de maior concentração de público, entre eles blocos carnavalescos que vão se revezar nos quatro dias de folia, no Carnaval do Pinheirinho, no domingo (11); na Passarela do Samba, segunda-feira (12), e no Carnaval na Bento (13).

“Essa campanha já aconteceu com muito êxito em carnavais anteriores. Nosso objetivo é contribuir para que o carnaval de Araraquara, de fato, seja pautado numa sociedade mais fraterna, mais justa e mais igualitária, principalmente no que tange à igualdade de oportunidade e participação para todos nesta grande festa popular realizada nos mais diversos espaços públicos”, concluiu o secretário municipal de Direitos Humanos e Participação Popular.

Os adesivos distribuídos durante a folia trarão os telefones para que qualquer ocorrência seja comunicada e apurada. Casos de importunação sexual podem ser denunciados ao (16) 99762-0697 (plantão 24h) ou ao 190 (Polícia Militar). Ocorrências de discriminação racial devem ser relatadas ao SOS Racismo pelo (16) 99626-9466. E o telefone Disk LGBTfobia é o (16) 99751-3567.