Fase 7 do "Prefeitura nos Bairros" tem início no Vale do Sol, Paraíso e Maria Luiza

Solenidade de abertura foi realizada nesta terça-feira (8) no CER Zilda Martins Pierre

O CER Zilda Martins Pierre, no Jardim Paraíso, sediou nesta terça-feira (8), a solenidade que deu início à fase 7 do "Prefeitura nos Bairros", programa que tem como propósito levar todos os serviços da Prefeitura para perto da população. Na cerimônia, secretários e coordenadores municipais fizeram o lançamento dessa etapa do programa, que atuará até o dia 25 de agosto na região do Vale do Sol, Paraíso e Maria Luiza.

O secretário municipal de Governo, Donizete Simioni, que representou  o prefeito Edinho na cerimônia, destacou que o "Prefeitura nos Bairros" é um dos grandes programas do governo, que exige coesão e esforço simultâneo das equipes para que efetivamente funcione e atenda as demandas da população. "Esse programa inverte o conceito de prestação de serviços da Prefeitura porque, através dele, a Prefeitura vai até os bairros para ouvir e atender as necessidades dos moradores, nas mais diferentes áreas, com os mais variados serviços. E além de todos os serviços de zeladoria que serão realizados, de cuidados com as ruas do bairro, limpeza de canteiro central, cuidados com a arborização, reforço de pintura e sinalização de trânsito, nossas secretarias permanecerão instaladas aqui no CER prestando atendimento social e é muito importante que os moradores aproveitem para procurar esses atendimentos", comentou.

A edição 2023 do programa foi iniciada no dia 28 de fevereiro e teve sua fase 1 realizada na região do Parque Residencial São Paulo, a fase 2 na região do Parque das Hortências, a fase 3 nos bairros que compõem a região do Cecap, a fase 4 na região que envolve os bairros Yolanda Ópice, Jardim Martinez e Vila Melhado, a fase 5 na região que envolve São José, Carmo, Quitandinha, e a fase 6 na região do Jardim Universal, Santana, Laranjeiras e bairros arredores.

Os bairros que integram essa nova fase são Residencial Vale do Sol, Jardim Paraíso 1 e 2, Jardim Maria Luiza 1, 4 e 5, Residencial Águas do Paiol, Altos do Jaraguá, Jardim Nova Araraquara, Residencial Élvio Lupo 1 e 2, Nascente do Jaraguá, Jardim São Bento, Parque Arcos da Lapa, Parque Arpoador, Parque Atlanta, Parque Tropical, Residencial Acapulco, Parque Igaçaba, Estância das Rosas, Vitta Residencial, Jardim Botânico, Bosque da Saúde, Buona Vita do Horto, Cambuí, Cidade Jardim, Condomínio Gran Village, Damha 1, 2 e 3, Flamboyants 1 e 2, Portal das Araucárias, Residencial Riacho Doce, Chácara Flora, Parque Planalto e Recanto dos Nobres.

Também participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT); os vereadores Aluisio Boi (MDB), Hugo Adorno (Republicanos), Alcindo Sabino (PT), Carlão do Joia (Patriota), Guilherme Bianco (PCdoB) e Luna Meyer (PDT); a diretora do CER Zilda Martins Pierre, Simone Franco Brazílio; Vânia Thais de Oliveira, representando os moradores da região; além de secretários, coordenadores e gestores municipais.

Prefeitura nos Bairros

O programa Prefeitura nos Bairros é uma ação coordenada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria Executiva de Participação Popular, e engloba todas as secretarias municipais e órgãos da Administração. Seu propósito é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade, tais como operação tapa-buracos, troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, combate à dengue, dentre outros.

Ações de combate à dengue também integram a agenda de serviços da edição 2023 do Prefeitura nos Bairros, com vistoria e retirada de inservíveis de imóveis e atividades educativas nas escolas da região.

Plantão de atendimento social

O "Prefeitura nos Bairros" conta também com o chamado plantão de atendimento social, onde todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Serviços como cadastro para castração de animais, divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde e da assistência social, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, Cadastro para o "Minha Casa, Minha Vida", Programa de Mediação de Conflitos, cadastros da Habitação, ações educativas, dentre outros.

O atendimento social dessa nova fase será realizado nos mesmos dias (8 a 25 de agosto), das 8h30 às 13h30, também no CER Zilda Martins Pierre.

Esporte, cultura e lazer

Uma das novidades da edição 2023 do Prefeitura nos Bairros é uma ação social "Ruas de Lazer", que oferece esporte, cultura e lazer para toda a família. Para essa sétima fase, o encontro está marcado para o dia 27, domingo, das 10h às 13h, na Praça Pública Antônio Moda Francisco, que fica na Av. Padre Miguel Pocce, 837, Vale do Sol.

Haverá diversas atrações para as crianças, como piscina de bolinhas, camas elásticas, algodão doce, pipoca e atividades recreativas e esportivas com os monitores de educação física das Escolinhas de Esportes, além de apresentações culturais que também podem ser aproveitadas por toda a família.