"Prefeitura nos Bairros" fez 20 mil serviços de tapa-buraco em quatro meses

Desde que a edição 2023 foi iniciada, programa já atuou em cinco regiões da cidade

"Prefeitura nos Bairros" fez 20 mil serviços de tapa-buraco em quatro meses

A edição 2023 do "Prefeitura nos Bairros" cumpre o importante propósito de levar para perto da população todos os serviços oferecidos pela Prefeitura e um desses serviços que foram impulsionados pelo programa é a recuperação asfáltica. Desde o dia 28 de fevereiro, data do lançamento do programa, Araraquara recebeu um total de 20.213 serviços de tapa-buracos realizados pelo programa.

O secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Sérgio José Pelícolla, se mostra satisfeito com os resultados. "O programa Prefeitura nos Bairros está atendendo em grande percentual as demandas. Uma ou outra que possa ficar para trás, nós repassamos para outras equipes, visando zerar todas as demandas. Este ano estamos com um aproveitamento muito bom com equipes de limpeza, limpeza de bueiros, tapa-buracos, entre outras, por isso estamos com muitos serviços realizados dentro e fora do programa", comentou.

O "Prefeitura nos Bairros" é um programa introduzido pelo prefeito Edinho em 2001, durante seu primeiro mandato em Araraquara. O programa é uma ação coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, por meio da Coordenadoria de Participação Popular. Seu propósito é levar um mutirão de ações de zeladoria e manutenção da cidade. Além do tapa-buracos, o programa faz troca de iluminação, roçada, limpeza, renovação da sinalização horizontal, manutenção de próprios, remoção e poda de árvores, limpeza de terrenos, combate à dengue, dentre outros.

A fase 5 do "Prefeitura nos Bairros" vai até esta sexta-feira (7) na região composta pelos bairros do Carmo, São José, Quitandinha, Bairro dos Machados, Campus Ville, Jardim Ártico, Jardim Cecília, Jardim dos Ipês, Jardim Santa Lúcia, Jardim Tamoio, Jardim Vitória, Maria Luiza, Parque São José, Vila Bela Vista, Vila Kátia, Vila Progresso, Jardim São Paulo, Loteamento Dona Elisa, Parque Apolo, Parque do Carmo, Residencial Amábile, Residencial Alexandre Bertoni, Residencial Guarapari, Residencial Santa Mônica, Solidariedade, Vila DER, Village Alego e Chácara Califórnia.

No atendimento social, todas as secretarias da Prefeitura se fazem presentes no bairro para resolver os problemas da população. Além dos serviços relacionados à assistência social, estão disponíveis cadastro para castração de animais, serviços da área de habitação, divulgação de cursos e vagas de emprego pelo PAT, atendimentos nas áreas da saúde, serviços do Daae, Ouvidoria da Prefeitura, vagas para Escolinhas de Esportes e Oficinas Culturais, Cadastro para o "Minha Casa, Minha Vida", Programa de Mediação de Conflitos, ações educativas e muito mais.

Para buscar os serviços disponibilizados pelo "Prefeitura nos Bairros", o interessado deve comparecer ao plantão de atendimento social, que também atende até esta sexta-feira (7), no horário das 8h30 às 13h30, no CER Padre Bernardo Plate, que fica na Av. Francisco Sampaio Peixoto, 581, Jardim Santa Lúcia.

Bairros já beneficiados

A fase 1 do Prefeitura nos Bairros passou, entre os dias 28 de fevereiro e 24 de março, pela região composta pelos bairros Parque Residencial São Paulo, Altos do Pinheiros I, II e III, Vila Biagioni, Jardim Jacarandá, Parque dos Sabiás, Parque Residencial São Lucas, Residencial Alamedas, Conjunto Habitacional Manoel Rodrigues, Jardim Ana Adelaide e Jardim Esmeralda.

A fase 2 atuou, entre os dias 27 de março e 6 de abril, pela região composta pelos bairros Parque das Hortências, Jardim Cruzeiro do Sul 1 e 2, Jardim Del Rei, Jardim Arco Íris, Jardim Athenas, Jardim Diamante, Jardim dos Industriários, Jardim Dumont, Jardim Esplanada, Jardim Ieda, Jardim Santa Adélia, Jardim Santa Marta, Jardim Silvestre, Vila Bonilha, Adelino Silva, Condomínio Satélite e Residencial Nossa Senhora Aparecida.

Já a fase 3 atuou entre os dias 10 e 28 de abril na região que envolve os bairros Cecap, Jardim Iguatemi, Residencial dos Oitis, Conjunto Habitacional Victório De Santi 1 e 2, Distrito Industrial 2, 5 e 7, Jardim Altos do Cecap, Jardim Rafaela Amoroso Micelli, Jardim Regina, Residencial dos Manacás, Vila Aracoara, Adelino Silva, Jardim Athenas, Jardim Diamante, Jardim dos Industriários, Jardim Esplanada, Jardim Ieda, Jardim Santa Adélia, Jardim Santa Marta, Jardim Silvestre e Vila Bonilha.

A fase 4 envolveu os bairros Yolanda Ópice, Jardim Martinez, Vila Melhado, Jardim Araraquara, Jardim das Paineiras, Jardim das Palmeiras, Jardim Florença, Jardim Itália, Jardim Palmares, Jardim Paulista, Jardim Portugal, Jardim Santa Júlia III, Jardim Água Branca, Jardim Eliana, Jardim Higienópolis, Jardim Mangiacapra, Jardim Nova Época, Jardim Padre Anchieta, Jardim Santa Rosa, Parque Alvorada, Vila Maria Helena, Vila Normandia, Distrito Industrial I, Jardim Arangá, Jardim Castelo, Jardim das Gaivotas, Jardim Panorama, Jardim São Jorge, Vila Furlan, Vila Guaianazes, Vila Suconasa, Vila Nova, Residencial Antônio Melhado e Residencial Irmãos Laurini.