Educação realiza ações permanentes no âmbito da educação antirracista

São realizadas diferentes atividades, que incluem processos formativos dirigidos as e aos profissionais da educação, aquisição de materiais e recursos didático-pedagógicos, entre outras

Educação realiza ações permanentes no âmbito da educação antirracista

Novembro é o mês de mobilização da sociedade em torno da histórica luta pela superação do racismo no Brasil. Mas, no âmbito da Secretaria Municipal de Educação, as ações para a Educação das Relações Étnico-raciais ocorre no transcorrer do ano, em sintonia com os marcos legais das Leis n° 10.639/2003 e n° 11.645/2008.

A formação continuada “Educação Étnico-Racial e o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira – Implementação da Lei 10.639/2003”, ministrada pelo Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa e Extensão -NUPE dirigida às e os Profissionais da Rede Municipal de Ensino de Araraquara é um exemplo de ação formativa em curso.

Também teve início em setembro a formação “Legislação Antirracista”, ministrada pela Dra. Sandra Mara de Oliveira, Professora e Advogada membra da Comissão de Combate à Discriminação Racial da OAB/Araraquara. A formação ocorre nas escolas, reunindo o coletivo de gestores, professores, educadores e profissionais da educação. Os encontros foram realizados na EMEF José Roberto Pádua de Camargo, EMEF Gilda R. M. Souza e CER Rosa Ribeiro. O próximo encontro ocorrerá no próximo dia 27 de novembro, na EMEF Olga Ferreira Campos. Esta ação se estenderá aos estudantes e comunidade.

As ações intrínsecas à educação étnicorracial são diversificadas, regulares e transversais no âmbito das escolas, com apresentação de trabalhos e projetos que incluem atividades como a visita de diversas escolas municipais ao Museu Afro Brasil Emanoel Araujo, de São Paulo, promovidas pela Secretaria Municipal da Educação.

Assim como a aquisição de materiais e recursos didático-pedagógicos, foi realizada a aquisição de extenso acervo literário infantil, infanto-juvenil e formativo. Destaque para “Pequeno Manual Antirracista”, de Djamila Ribeiro, e o “Atlas Geocultural da África: contribuições para uma prática pedagógica antirracista”, seguido de encontro formativo com o autor, Prof. Dr. Odair Marques da Silva.

Além disso, a SME também investiu em materiais como lápis cores de pele para todas as unidades escolares e bonecas negras.

Vale lembrar outras ações importantes como a criação da Coordenação Técnica para as Relações Étnico-Raciais, designada por meio da Portaria SME Nº 92/2021 e a instituição da Comissão Multidisciplinar para análise, avaliação e proposição de material didático-pedagógico na perspectiva da Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Cultura Africana, conforme designação da Portaria nº 278/2022.

E o memorável desfile em comemoração ao aniversário de 201 anos de Araraquara, em 2017, cujo tema foi “Nossa Morada do Sol: Da Abolição ao 20 de novembro”, marcando os 130 anos da abolição. Na ocasião, cerca de 3 mil participantes cumpriram a proposta de discutir o racismo e celebrar a história e a cultura da comunidade negra araraquarense.

Os acervos literários que estão sendo entregues às escolas municipais dão continuidade as ações sistemáticas da educação municipal que objetivam a construção de uma pedagogia e de uma cultura escolar antirracista e promotora de ambientes escolares sem discriminação, éticos, respeitosos e felizes.