Seleção Brasileira Feminina de Basquete tem reta final de preparação em Araraquara

No Ginásio do Sesi, equipe se prepara para a disputa do Pré-Olímpico, que acontece entre os dias 8 e 11 de fevereiro

Seleção Brasileira Feminina de Basquete tem reta final de preparação em Araraquara


A Seleção Brasileira Feminina de Basquete realiza em Araraquara a sua preparação visando o Pré-Olímpico, que será disputado em Belém, entre 8 a 11 de fevereiro. O grupo realiza seus trabalhos no Ginásio do Sesi, onde já havia realizado seus treinamentos para a Americup-W e os Jogos Pan-Americanos.

O grupo segue em Araraquara até o dia 2 de fevereiro, quando seguirá viagem para Belém, onde o técnico José Neto assumirá os treinamentos na última etapa dos trabalhos. Enquanto isso, a equipe vem sendo preparada por João Camargo, técnico do Sesi Araraquara, time que é o atual campeão brasileiro e tricampeão paulista.

Além do técnico João Camargo, o time conta ainda com quatro jogadoras do Sesi Araraquara: Débora Costa, Gabriella Sossô, Vitória Marcelino e Emanuely de Oliveira. Quem também marcará presença na disputa é a araraquarense Roseli Gustavo, que é diretora de basquete feminino da CBB. A ala/pivô Aline Moura, destaque do Sesi Araraquara e da Seleção Brasileira, passou por uma cirurgia no joelho e não participará da disputa.

Os treinos são todos planilhados com toda a comissão técnica e as atletas têm contato direto com o técnico José Neto, inclusive com reuniões em vídeo para manter planejamentos, retirar dúvidas táticas e mais. 

Pré-Olímpico

O Brasil será anfitrião de um dos quatro torneios, com sede em Belém, de 8 a 11 de fevereiro. A chave brasileira terá Austrália, Sérvia e Alemanha. Dentro do regulamento FIBA, o Brasil estreia no dia 8 de fevereiro, às 20h, contra a Austrália, depois encara Sérvia e fecha contra a Alemanha, sempre às 20h, nos dias 8, 10 e 11.

Pelo formato de disputa, as equipes se enfrentam dentro do grupo. Os três melhores se classificam para Paris 2024. Os grupos com França e EUA terão dois classificados além de francesas e americanas, anfitriãs e atuais campeãs mundiais, que já estão classificados para as Olimpíadas, mas mesmo assim jogam os Pré-Olímpicos.

Os jogos acontecerão no Ginásio Guilherme Paraense, mais conhecido como Mangueirinho. O Brasil chega no Pré-Olímpico com moral após o título da AmeriCupW, em julho, no México. A conquista invicta fez a Seleção dar um salto no ranking mundial, voltando ao top 10 com a oitava colocação no geral.