"Capoeira Itinerante" leva inclusão a bairros de Araraquara

Residencial dos Oitis recebeu primeira parada da ação que visa levar às crianças e adolescentes lições sobre disciplina, respeito mútuo, trabalho em equipe e autoconfiança

"Capoeira Itinerante" leva inclusão a bairros de Araraquara

Em uma iniciativa que mescla tradição cultural e inclusão social, o projeto "Capoeira Itinerante: Gingando pela Cidade" teve início no último sábado (23) na quadra do Residencial dos Oitis, onde crianças e adolescentes participaram da ação que é realizada por meio de uma parceria entre a Associação de Capoeira Sol da Liberdade e a Secretaria Municipal de Cultura.

A ideia é levar a bairros da cidade atividades de capoeira, apresentações de maculelê, coco de roda e dança afro e realizar mini-oficinas com o público presente, além de divulgar os projetos sociais da Prefeitura. A iniciativa não apenas promove a prática dessas modalidades, mas também busca fortalecer os laços comunitários, oferecer oportunidades de desenvolvimento pessoal e criar espaços de expressão cultural.

Quem está à frente do projeto é o técnico de capoeira das equipes de competição da Fundesport, José Gomes Sobrinho, o Mestre Zezinho, que também fala em nome da Associação de Capoeira Sol da Liberdade e aponta que o público-alvo é composto por jovens mais expostos aos riscos sociais. "O objetivo é ocupar os espaços, principalmente públicos, que muitas vezes são até ocupados por usuários de drogas e outros segmentos. Quando chegamos com esse projeto, inibe as pessoas que estão fazendo mau uso do espaço e atrai crianças, jovens e adolescentes para assistir. E durante as atividades, damos uma parada, fazemos uma interação, uma mini-aula de iniciação e aproveitamos para divulgar os projetos da Prefeitura que estão ocorrendo naquela região. Por exemplo, se estamos em um bairro onde tem Oficinas Culturais acontecendo, vamos anunciar, além de divulgar a própria capoeira", apontou.

Segundo ele, a ação também vai trazer uma maior visibilidade à modalidade. "O projeto é de grande importância não só para a comunidade, mas também para os grupos de capoeira, que vêm se mantendo quase que sozinhos. Essa parceria proporciona uma valorização para os capoeiristas e entidades de capoeira da cidade. E é um projeto que não vai ficar restrito só à periferia e atingirá também a região central da cidade, além de locais solicitados pela própria Secretaria de Cultura", acrescentou o Mestre Zezinho.

A próxima parada do projeto está marcada para este sábado (30) e deve ocorrer na praça do Yolanda Ópice.