Cerimônia marca início da construção da ponte “Jornalista Fernanda Manécolo”, ligando o Aclimação ao Maria Luiza III

Homenagens à jornalista, falecida em outubro de 2021, emocionaram os presentes; obra atende reivindicação eleita pelos moradores no Orçamento Participativo

Cerimônia marca início da construção da ponte “Jornalista Fernanda Manécolo”, ligando o Aclimação ao Maria Luiza III

 

 

 

Uma solenidade emocionante marcou, na manhã de domingo (28), o ato de assinatura da ordem de serviço para início da construção da ponte que vai ligar o Jardim Maria Luiza III ao Jardim Aclimação, cuja denominação presta homenagem à jornalista Fernanda Manécolo, falecida em outubro de 2021.

Na nova estrutura, que atende demanda eleita pela população do Maria Luiza III em plenária do Orçamento Participativo (OP), vai garantir o prolongamento da avenida Manoel Cândido da Costa sobre o afluente do córrego do Serralhal.  Será investido R$ 1.298.849,83 em recursos próprios da Prefeitura.

Familiares e amigos de Fernanda Manécolo, assim como autoridades e demais convidados participaram da cerimônia, acompanhando as homenagens prestadas à jornalista.

Fernanda Manécolo nasceu em São Paulo, mas foi criada em Araraquara. Dedicou sua vida profissional a contar as histórias de sua cidade adotiva, demonstrando um compromisso incansável com a verdade e a comunidade. Formada em jornalismo pela Universidade de Araraquara (Uniara) em 2004, traçou sua carreira em diversos veículos renomados de Araraquara, incluindo o jornal Tribuna Impressa, a revista kappa, o portal k3, a Rádio CBN, e o portal ACidade ON Araraquara.

Morava com a família no Jardim Imperador. Era casada com Fábio Rogério Miquilini da Silva e mãe de Valentina. Faleceu prematuramente aos 37 anos, no dia 7 de outubro de 2021, devido a complicações cardíacas.

“O tempo vai mostrar a importância dessa obra, que é uma obra estruturante com certeza, porque vai criar um novo corredor na nossa cidade. Importante do ponto de vista arquitetônico e urbanístico e também pela sua simbologia, porque faz uma justa homenagem a uma pessoa muito querida na nossa cidade”, declarou o prefeito Edinho, durante a cerimônia. “Sempre tive um carinho muito grande pela Fernanda e digo que ela era a melhor jornalista da área econômica que já vi nessa cidade. Disse isso a ela. É que ela tinha raízes enfincadas aqui na nossa cidade, nas se ela fosse para a grande mídia seria uma jornalista de economia de primeira linha, pela sua capacidade de interpretar economia e de fazer com que o leitor entendesse temas econômicos. Era brilhante, talentosa e aguerrida, com sonhos de transformação social, o que sempre me encantou. Por isso, muitas vezes tentei trazê-la para trabalhar comigo, mas ela quis continuar do outro lado do balcão. Era dura e firme para defender suas convicções, mas era doce, amável. Foi assustadora a forma de como ela nos deixou, pelos problemas de saúde, e difícil de assimilar. Ela não combinava com a morte, porque ela vivia com intensidade. Essa obra ter o nome da Fernanda é simbolicamente justa, porque ela fazia pontes, ela unia, unificava, sem abrir mão de suas convicções, com sua meiguice e doçura”, completou o prefeito.

Entre os momentos de homenagens, os presentes ouviram a canção intitulada "Manécolo", composta pela jornalista e música Amanda Rocha, do Duo Imã, em homenagem à amiga Fernanda.

Sandra Bolognese Manécolo, mãe de Fernanda Manécolo, falou aos presentes na cerimônia, agradecendo o prefeito Edinho pela iniciativa e à vereadora Luna Meyer, que foi representada na cerimônia pelo vereador Paulo Landim, presidente da Câmara Municipal.

“Colocar o nome da minha filha em uma ponte é muito significativo, porque uma ponte liga, une, facilita travessias. E essa vai trazer muitas melhorias para os moradores. É uma homenagem justa pelo o que ela fazia, pelo amor que ela tinha por contar histórias da nossa cidade. Fernanda amava Araraquara, conhecia tudo da cidade. Eu agradeço muito, em nome de toda a minha família, pela lembrança. Este momento é de felicidade. Estou muito feliz e muito sensibilizada”, declarou Sandra Manécolo.  

Na sequência, a filha de Fernanda também leu um verso em homenagem à mãe, emocionando os presentes. “A menina mais feliz do mundo agora alegra e ilumina o céu. Salve Fernanda”, declamou a pequena Valentina.

E o viúvo de Fernanda, Fábio Rogério encerrou os pronunciamentos da família também agradecendo o prefeito pela homenagem e lembrando um pouco de sua história com a homenageada.

“Casamos no dia 14 de fevereiro de 2009 e, anos depois, tivemos a Valentina também no dia 14 de fevereiro, mas não foi proposital, estourou a bolsa e nós corremos para o hospital. Quando contei para a Valentina sobre essa homenagem, sobre a construção da ponte, ela ficou muito ansiosa e sempre me perguntava quando ia começar. Mas eu dizia para que tivesse calma, porque ia acontecer. Esse versinho que ela leu, fica na sua cabeceira e ela lê todo dia. Preciso agradecer por tudo o que vocês estão fazendo para eternizar o nome da Fer. Sabemos de tudo o que ela fez nos meios de comunicação e que ela deixou sua marca, mas essa homenagem é muito significativa”, afirmou.

Eliana Honain, secretária municipal de Saúde, falou aos presentes em nome dos demais gestores municipais. Ela também lembrou que a construção da ponte que homenageia a jornalista e atende os moradores que elegeram a obra como prioritária nas plenárias regionais do OP teve que ser postergada por um período durante a pandemia de Covid 19, quando todos os investimentos da Prefeitura foram direcionados ao enfrentamento da doença.

“Quero cumprimentar o prefeito Edinho pela sua sensibilidade e pelo respeito ao Orçamento Participativo, que é decidido pela população. Falo isso em nome de todo o governo municipal. Essa é uma obra muito sensível, primeiro pela sua importância para os moradores e depois pelo nome que essa benfeitoria vai ter, que é o nome da nossa querida Fernanda. Quero agradecer a família da Fernanda como um todo, por estar nos permitindo fazer essa homenagem. Ela conhecia muito a cidade e também seus problemas. Sabia usar com maestria sua ferramenta de trabalho, que era o jornalismo”, ressaltou Eliana Honain.

O presidente da Câmara, Paulo Landim, também saudou os familiares da homenageada, destacou o Orçamento Participativo e a importância da nova travessia que vai ligar as duas regiões.

“Sou morador aqui da Vila Sedenho e também estou feliz com essa obra, que se torna símbolo de inclusão e de compromisso com a população”, enfatizou.

O vereador Alcindo Sabino (PT) também esteve presente na solenidade, marcada pela assinatura do decreto de lei número 11.169, de 25 de abril de 2024, que denomina “Jornalista Fernanda Manécolo” a ponte de ligação o Jardim Aclimação e o Jardim Maria Luiza III, e também pela assinatura da ordem de serviço para o início das obras, da qual também participou o representante da HT Construções, empresa responsável pela obra, Luiz Antônio Bassos Júnior.

A ponte vai criar nova saída do bairro para o restante da cidade. Atualmente, o único caminho para se chegar ao bairro é pela avenida Manoel de Abreu​, que liga Araraquara a Américo Brasiliense​. Com essa nova ponte sobre o córrego do Serralhal, será possível deixar o Maria Luiza III em direção ao Jardim Imperador, à região do Selmi Dei e ao centro da cidade, por meio da Avenida Professor Lysanias de Oliveira Campos.