Escola de Governo disponibiliza novos cursos para servidores municipais

Cinco novas capacitações online estão disponíveis gratuitamente no site www.escolavirtual.gov.br

Escola de Governo disponibiliza novos cursos para servidores municipais

A Escola de Governo do Município de Araraquara disponibiliza para os servidores municipais mais cinco novos cursos online gratuitos e com certificado, que podem ser acessados pelo site www.escolavirtual.gov.br. As capacitações são realizadas pela Escola Federativa Virtual/Enap (EV.Gov), que tem a Escola de Governo de Araraquara como núcleo municipal e responsável pela unidade de gerenciamento de formação, desenvolvimento e gestão de servidores públicos e agentes políticos.

Os cursos disponíveis são: gestão da informação e documentação; políticas públicas e governo local; nova lei de licitações: visão geral; gestão orçamentária e financeira; e ética e serviço público.

Celina Garrido, coordenadora da Escola de Governo, falou sobre a importância das capacitações. "Estes cursos compõem o itinerário formativo básico para qualquer servidor no exercício de sua função pública. É essencial para a prestação de um serviço público de qualidade. É importante destacar que a Escola de Governo é um núcleo formador da EV.G/ENAP desde 2022 e, portanto, a carga horária de cursos realizados pela plataforma são consideradas no banco de dados dos nossos servidores em sua vida funcional", explicou.

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp da Escola de Governo, pelo número (16) 99720-6145.

Os cursos

O curso "Gestão da informação e documentação" é uma ótima oportunidade para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o universo da gestão da documentação. É voltado para servidoras e servidores que tenham vínculo com a administração pública de todas as esferas de governo e atuem em procedimentos arquivísticos. O curso aborda temas como governo integrado; controles institucional e social dos gastos públicos; conformidade cooperativa fiscal na Receita Federal; fiscalização de projetos e obras de engenharia; licitação por concorrência, concurso, leilão e diálogo competitivo; design thinking aplicado à biblioteca; era digital, planejamento estratégico e inovação; entre outros.

O curso "Políticas públicas e governo local" centra as atenções na cooperação com governos locais, refletindo o papel destes na diversificada agenda de políticas públicas e oferecendo espaço de aprendizagem para manutenção dos vínculos federativos e cooperação entre os diversos níveis de governo. Desde a Constituição Federal de 1988, o papel dos municípios como parceiros do governo federal na implementação de políticas públicas tem se fortalecido. Apesar disso, a dinâmica da agenda de políticas públicas impõe novos marcos legais e instrumentos de planejamento que exigem constante atualização por todos os entes. O conteúdo programático conta com quatro módulos: o Município na Federação brasileira; planejamento municipal; desenvolvimento local e sustentabilidade; políticas públicas e participação.

O curso "Nova lei de licitações: Visão geral" aborda a Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021), que determina que os órgãos e entidades da administração pública, bem como diversas empresas, terão que promover mudanças nas suas formas de contratação. Neste curso, o servidor conhecerá os objetivos, princípios, abrangência e a aplicabilidade dessa legislação, bem como as respectivas regras de transição para a sua implementação. O curso traz a introdução e síntese das inovações da lei; principais mudanças e impactos para os municípios; transição da lei atual para a nova lei; e adequações necessárias frente à nova lei.

Nos órgãos e entidades estatais, o processo de planejamento é essencial para que os recursos públicos sejam aplicados de forma eficiente, eficaz e efetiva, de modo a produzir os resultados esperados pela sociedade. Assim, o curso "Gestão orçamentária e financeira" foi criado, tendo em vista a importância desse tema. O conteúdo programático envolve temas como: planejamento e orçamento público; PPA, LDO e LOA: prazos, vigência e características; ciclo e princípios orçamentários; créditos adicionais; discussão e votação do orçamento; controle e avaliação da execução orçamentária; regra de ouro; e reserva de contingência.

Já no curso "Ética e serviço público", serão apresentados os principais fundamentos de ética e suas relações com os desafios enfrentados pelo setor público. A conduta das pessoas interfere no funcionamento das organizações e traz impactos para a sociedade. Por essa razão, o desenvolvimento da consciência ética é fundamental para garantir o respeito ao interesse público, à cidadania, ao estado de direito e à democracia. A proposta central do curso é capacitar as pessoas para que tenham conduta ética ao oferecerem e utilizarem serviços públicos.

LINKS PARA OS CURSOS GRATUITOS

Gestão da informação e documentação

Políticas Públicas e Governo Local

Nova lei de licitações: visão geral