Justiça acata ação da Prefeitura que garante pagamento em juízo de trabalhadores lesados por terceirizada

Empresa Kolunna já foi notificada da rescisão unilateral dos contratos para prestação de serviços de vigilância

A Justiça Trabalhista deferiu, na última sexta-feira (16), pedido da Prefeitura de Araraquara e autorizou depósito em juízo do valor de R$ 610.847,83 que será utilizado para o pagamento integral dos funcionários da terceirizada Kolunna Security Vigilância e Segurança Ltda., lesados com atraso ou falta de pagamento de salários registrados desde o mês de dezembro de 2023. O problema vem sendo acompanhado de perto pela administração municipal, que, por conta da gravidade, deu início ao processo administrativo para a rescisão dos contratos para prestação de serviços de vigilância mantidos com a empresa.

A ação de consignação em pagamento perante a Justiça do Trabalho foi ajuizada semana passada pela Procuradoria-Geral do Município, na 1ª Vara do Trabalho de Araraquara, para viabilizar o pagamento integral dos funcionários da terceirizada que estão com atraso ou falta de pagamento de salários, considerando que a inadimplência das obrigações financeiras prejudica a dignidade e o sustento dos empregados e também atinge o interesse público, na medida em que afeta diretamente prestação dos serviços ao Município.

Em resposta à ação, já na sexta-feira, após audiência preliminar realizada entre a juíza do caso, Dra. Ana Lúcia Cogo, o prefeito Edinho, o Procurador-Geral do Município, José Eduardo Melhen, e os Subprocuradores Roberto Gonçalves Kassouf e Osvaldo Balan Júnior, a magistrada deferiu o pedido do Município e autorizou que o recurso a ser pago à empresa seja reservado em conta bancária da Prefeitura para que, posteriormente, os pagamentos dos trabalhadores lesados sejam feitos diretamente em suas contas bancárias.

Ainda de acordo com a decisão judicial, o pagamento será realizado mediante comprovação individualizada por parte dos trabalhadores de que efetivamente trabalharam nos próprios públicos municipais. O Município e a terceirizada apresentarão em juízo a listagem atualizada de todos os trabalhadores acima mencionados e, em seguida, o pagamento salarial será feito por meio de ordem judicial na conta bancária dos funcionários.

Além disso, o Ministério Público do Trabalho (MPT) será notificado para participar da ação judicial e, em paralelo, conduzir investigações para averiguar estas e outras irregularidades trabalhistas eventualmente praticadas pela Kolunna.

Em relação à rescisão dos contratos mantidos com a empresa, diante do reiterado descumprimento de cláusulas contratuais referentes à regularidade das obrigações trabalhistas e por abandono de posto de trabalho, também na última sexta-feira (16), a Kolunna foi notificada pela Prefeitura da rescisão unilateral e para encerrar as atividades dos serviços às 18 horas daquela data, quando outra empresa já assumiu os serviços emergenciais. Neste momento, de acordo com a Secretaria Municipal de Planejamento e Finanças, estão em andamento os trâmites das assinaturas das rescisões contratuais, para que, posteriormente, sejam aplicadas penalidades à empresa, tais como multas e suspensão de licitação firmada com o Município.