Prefeitura forma educadores para a neurodiversidade

Capacitação foi realizada pela Escola de Governo e Centro de Referência do Autismo

Prefeitura forma educadores para a neurodiversidade

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Escola de Governo do Município de Araraquara e do Centro Municipal de Referência do Autismo "Aldo Pavão Júnior", realizou nos dias 1 e 2 de fevereiro o Curso de Formação de Educadores para a Neurodiversidade. A atividade foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - Campus Araraquara, no Jardim Paulo Freire. Com 167 pessoas participantes, o público-alvo foi composto por servidores do IFSP e educadores infantis da Secretaria Municipal da Educação.

A programação teve início na quinta-feira (1º) com uma palestra da diretora da Escola de Governo, Celina Garrido, que falou sobre a introdução aos transtornos de neurodesenvolvimento, deficiência, altas habilidades e superdotação, além de aspectos conceituais, teóricos e legais. Além da palestra, foi realizada uma oficina que abordou o tema "Recursos alternativos: o direto à educação na prática".

Celina valorizou o resultado da capacitação. "Os educadores que participaram da atividade deram um retorno muito positivo e acredito que o impacto na sua prática profissional também será positivo para promover a autonomia e a inclusão educacional e social dos estudantes, nos diferentes níveis de ensino, com respeito e atenção à diversidade, favorecendo a inovação da prática pedagógica", comentou.

Na sexta-feira (2), a palestra foi com Karina Maia, pedagoga, psicopedagoga com especialização em TEA e gestora do Centro de Referência do Autismo, que abordou o tema "Aspectos básicos e teóricos do espectro autista". No período da tarde, o público presente participou da oficina "Questões sensoriais e manejo do comportamento".

Karina também fez uma avaliação positiva do encontro. "A formação foi incrivelmente enriquecedora, proporcionando uma compreensão valiosa sobre a neurodiversidade e as necessidades específicas no ambiente escolar, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A nossa perspectiva na criação dessa formação foi a de promover maior compreensão dos docentes quanto às necessidades dos alunos dentro das suas especificidades, possibilitando ajustes essenciais de conteúdo para promover a inclusão. O retorno de todos os presentes foi extremamente positivo e ressaltamos a importância dessa formação para capacitar educadores na criação de ambientes inclusivos, onde cada aluno, independentemente de suas diferenças, se sinta verdadeiramente acolhido e apoiado em seu desenvolvimento educacional, além do respeito, o que é fundamental para que haja a verdadeira inclusão em todos os meios", salientou.

Prefeitura forma educadores para a neurodiversidade - Foto Divulgação 2