Prefeitura muda guia de cobrança do IPTU 2024 para reduzir custos e consumo de papel

O tradicional carnê foi substituído por um novo modelo de boleto, em formato de carta

A Prefeitura de Araraquara adotou uma nova guia de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2024, trocando o tradicional carnê por um modelo novo de boleto, em formato de carta.  O objetivo é reduzir custos e modernizar para facilitar o processo.

A guia, que já está sendo entregue para os contribuintes pelos Correios, tem uma única folha, com códigos de barras para o pagamento da cota única e das cotas mensais. O novo formato mantém as informações do antigo carnê, como o valor venal do imóvel e outros detalhes do imóvel.

É importante que, ao receber o boleto, o contribuinte confira seu nome e demais informações sobre o imóvel, evitando pagamentos indevidos. Também deve, ao quitar uma parcela, destacar o canhoto para evitar pagamento com duplicidade.

A iniciativa representa economia para os cofres públicos, pois reduz custos com impressão e distribuição e também reduz consideravelmente o consumo de papel, minimizando o impacto ambiental gerado pela produção de documentos físicos.

“A finalidade da mudança é a modernização. O antigo carnê era ultrapassado em forma e, pelo peso excessivo, limitava a quantidade que cada carteiro podia carregar por dia, sendo, portanto, mais morosa a entrega. Com esse novo formato, mais moderno e igual aos boletos que todos recebem comumente em casa, houve redução de papel, de custos de impressão e de distribuição, além da maior agilidade na entrega”, explica a secretária de Justiça, Modernização e Relações Institucionais, Mariamalia de Vasconcelos Augusto

Ainda segundo ela, somente com a impressão dos boletos, os custos foram reduzidos em quase 62,5%, passando de R$ 165.5 mil no ano passado com as impressões dos carnês, para R$ 62.1 neste ano, com os boletos em folha única, em formato de carta.

Os contribuintes que quitarem o IPTU 2024 em cota única até o dia 10 de janeiro, terão 3% de desconto. Também há a opção de pagamento em 10 parcelas mensais iguais, de janeiro a outubro, com vencimento sempre a partir do dia 10.

Caso precise regularizar seu cadastro imobiliário, o contribuinte pode entrar em contato com a Gerência de Rendas Imobiliárias pelo telefone 3301-5269 ou fazer uma solicitação pelo www.araraquara.sp.gov.br/serviços

O IPTU 2024 também pode ser acessado pelo site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br)