Vice-prefeito participa de Trilha Ecológica da Semana Municipal da Água

A programação da semana segue até amanhã (24), com a exposição “Experienciar Ciências: Instalações Expositivas”

Vice-prefeito participa de Trilha Ecológica da Semana Municipal da Água

O vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Damiano Neto, participou nesta quinta-feira (23) da atividade “Trilha da Cachoeira do Salto: O Caminho das Águas”, da Semana Municipal da Água, no Parque Natural Municipal do Basalto, na zona leste de Araraquara. A programação da semana é promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, por meio do Centro Municipal de Educação Ambiental do Parque Natural Municipal do Basalto (PNMB), da Gerência de Planejamento, Sustentabilidade e Educação Ambiental e da Coordenadoria Executiva de Gestão Ambiental, com o apoio da Diretoria de Resíduos Sólidos e Proteção dos Recursos Hídricos e Mananciais do Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara (DAAE). O superintendente do Daae, Delorges Mano, também marcou presença.

Damiano Neto acompanhou o acolhimento aos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Altamira Amorim Mantese, do Selmi Dei, que participaram do projeto “Trilha da cachoeira do salto: O caminho das águas” e da palestra do gerente de Planejamento e Sustentabilidade e Educação Ambiental, Valter Iost.

“A Semana Municipal da Água é uma oportunidade para as crianças conhecerem o sistema ecológico, que acontece com as folhas que caem e toda a questão da água e os nutrientes benefícios para natureza. Com muita alegria recebemos os alunos da rede municipal e também fica o convite para todas as escolas conhecerem o parque e, para isso, entrarem em contato com a Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade”, ressaltou Damiano Neto.

Para os professores Anderson dos Santos Barbosa e Lígia Helena Lunardi, da Emef Altamira Mantese, "a visita foi muito importante, pois hoje em dia os alunos estão distantes da natureza, e aprender sobre a importância da água é sempre importante”.

Cabe lembrar que o parque público e gratuito funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 18h (às segundas-feiras, o parque fica fechado para manutenção). O local conta com o Centro Municipal de Educação Ambiental que recebe visitas monitoradas, de escolas do município e região (redes municipal, estadual e particular de ensino). As visitas podem ser agendadas junto à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, no (16)3331-4866 (WhatsApp).

Sensibilidade

Segundo o gerente Valter Iost, a Semana Municipal da Água visa sensibilizar, conscientizar e despertar a pró atividades das pessoas em ações que possam preservar nossos recursos hídricos para as presentes e futuras gerações. Os alunos estão conhecendo a bacia hidrográfica local, percorrendo trilhas ecológicas e nesta sexta teremos a atividade Experienciar Ciências”.

“Nós recebemos de braços abertos todos os visitantes. São 12 mil pessoas, por mês, que visitam o Parque do Basalto”, relatou o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani.