Edinho participa do lançamento do livro "A História Comprovada: fatos reais e as dores da escravização araraquarense", em Brasília

Lançamento oficial ocorreu em Araraquara, no último dia 24 de março, e a iniciativa de realizar a cerimônia em Brasília foi do deputado federal Orlando Silva (PCdoB)

O prefeito Edinho participou, nesta quinta-feira (31), no Salão Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, do lançamento do livro "A História Comprovada: fatos reais e as dores da escravização araraquarense", obra que reúne um raro conteúdo composto por documentos, fotos e informações sobre o período da escravização na cidade. O lançamento oficial ocorreu em Araraquara, no último dia 24 de março, e a iniciativa de realizar a cerimônia em Brasília foi do deputado federal Orlando Silva (PCdoB).

O projeto é realizado pela Prefeitura de Araraquara, por meio do Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”, e pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Araraquara – 5ª Subseção, contando com o apoio do Sesc, do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (NEAB) da Uniara, da Academia Araraquarense de Letras, do NUPE - Núcleo Negro da Unesp para Pesquisa em Extensão, da Comissão de Combate à Discriminação Racial da OAB e da Frente Parlamentar Antirracista da Câmara Municipal.

Conta com a organização de Alessandra Laurindo, Claudio Claudino, Edmundo Oliveira, Felipe Oliveira e Fernando Passos e traz prefácios de instituições e pessoas comprometidas com o combate ao racismo, como o diretor regional do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda; o professor doutor da Unesp Araraquara Dagoberto José Fonseca; além do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo (Comcedir), Defensoria Pública, Fórum Trabalhista de Araraquara e outras organizações.

Todos os envolvidos estavam presentes ou representados na cerimônia, assim como o deputado federal Vicentinho (PT), a deputada estadual Thainara Faria (PT) e o vereador Guilherme Bianco (PCdoB), representando a Câmara de Araraquara na cerimônia, demais autoridades e convidados.

“Estamos aqui hoje escrevendo uma belíssima página, não só das lutas das população preta de Araraquara, mas também escrevendo uma belíssima página da história brasileira na construção da igualdade racial”, declarou Edinho durante seu pronunciamento, quando também agradeceu e destacou a relação e proximidade do deputado Orlando Silva com Araraquara, construída por décadas e que, segundo recordou o prefeito, garantiu a conquista da Arena da Fonte para a cidade, por conta do empenho na época do então Ministro dos Esportes.

Edinho também destacou a presença e o trabalho de Thainara Faria na militância pela igualdade racial, desde o início de sua carreira. Agradeceu Claudio Claudino, representante da OAB, Alessandra Laurindo, coordenadora de Políticas Étnico-Raciais e do Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”, e demais parceiros do livro.

“Este livro materializa uma luta. Traz um relato que choca, mostra a dor de seres humanos arrancados de suas famílias que sofreram todos os processos de humilhação possíveis. Quando você lê, tem que sangrar a alma, a nossa capacidade de empatia, a nossa capacidade de indignação e tem que aumentar nossa capacidade de luta. Hoje estamos aqui diante de algo que é simbólico, mas tão fortemente simbólico que vai marcar a história de Araraquara. Estamos aqui fazendo a história, onde os protagonistas não são os pesquisadores ou organizadores do livro. Os protagonistas dessa história são os milhões de negras e negros que foram tratados como mercadoria”, concluiu o prefeito Edinho.

O livro

"A História Comprovada: fatos reais e as dores da escravização araraquarense" reúne mais de 500 páginas digitalizadas de escrituras de compra e venda de escravizados em Araraquara no final do século 19, entre os anos de 1874 e 1887, que estavam arquivadas em cartório. Em 1890, pouco tempo após a abolição, o então Ministro de Estado, Rui Barbosa, determinou que fossem queimados todos os documentos relacionados à escravização no Brasil, restando poucas cidades que mantiveram os livros dos tabelionatos intactos, contrariando sua ordem. Após inúmeras tentativas e mediante autorização do Juiz-Corregedor Permanente do 1º Tabelião de Araraquara, as cópias digitalizadas dessas escrituras foram liberadas para a 5ª Subseção da OAB/SP e sua Comissão de Combate à Discriminação Racial.

A publicação desse conteúdo foi autorizada pelo Juiz-Corregedor Permanente da Serventia Extrajudicial e expõe a realidade sobre a época da escravatura no Brasil e a realização de estudos sobre o período, além de possibilitar que descendentes de escravizados tenham acesso à verdade sobre as histórias de suas famílias. A inclusão dos prefácios, por sua vez, permite que as entidades e pessoas envolvidas com a temática manifestem, sob sua ótica, a importância do livro na luta contra o racismo.

O download do livro está disponível no link https://bit.ly/3TRlfo5