Edinho recepciona delegação da Ferroviária que conquistou o acesso à Série C

Em retorno da Paraíba após eliminar o Sousa e se colocar entre as quatro melhores colocadas da Série D, equipe foi recebida com festa em Araraquara nesta segunda-feira (4)

Edinho recepciona delegação da Ferroviária que conquistou o acesso à Série C

Na tarde desta segunda-feira (4), na Sala de Reuniões da Prefeitura de Araraquara, o prefeito Edinho recepcionou a delegação da Ferroviária que retornou da cidade paraibana de Sousa, após conquistar neste domingo (3) o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro.

A façanha foi alcançada com um empate por 1 a 1 com o Sousa-PB no jogo de volta das quartas de final da Série D no Estádio Marizão, casa do adversário, onde o volante Xavier abriu o placar para o time araraquarense aos 4 minutos de jogo e o atacante Luís Henrique igualou para o time da casa aos 46 do primeiro tempo. Na etapa final do jogo, a Locomotiva conteve a pressão do oponente para confirmar a classificação, já que no jogo de ida, na Fonte Luminosa, o time grená havia levado a melhor por 1 a 0. Como quatro times sobem para a Série C, a classificação para a semifinal consolidou o acesso afeano.

Ainda no domingo, após o final da partida, torcedores fizeram a festa em Araraquara, principalmente no Estádio da Fonte Luminosa, onde a Ferroviária instalou um telão para sua torcida acompanhar a partida decisiva. Após a comemoração no estádio, os torcedores se dirigiram à Avenida Bento de Abreu, onde mais pessoas se juntaram e deram sequência à festa.

Nesta segunda-feira, a delegação chegou em Araraquara no início da tarde e foi recebida pelo público na entrada da cidade, na sede da Empresa Cruz, onde o grupo embarcou na Carreta Avassaladora junto com torcedores e uma carreata se iniciou rumo ao Centro. Após passarem pelas principais vias da cidade, a comemoração foi até o Paço Municipal, onde o prefeito Edinho fez a recepção na Sala de Reuniões.

Edinho lembrou da criação da Ferroviária SA em 2003, em um momento de uma forte crise econômica do clube, relatou a trajetória do time até chegar a este momento e agradeceu aos atletas, comissão técnica e diretoria pela conquista. "Eu quero dizer a vocês, em tom de gratidão, que a gente faz história muitas vezes sem ter a dimensão de que estamos fazendo história. Certamente, no final do jogo de ontem, vocês escreveram uma das páginas mais bonitas do futebol da Ferroviária. Podem se passar dez ou vinte anos, quando vocês visitarem Araraquara, vocês serão relembrados, vocês serão acolhidos e vocês serão festejados porque vocês recolocaram a Ferroviária no seu lugar de dignidade. Sei que temos que melhorar muito para chegarmos ao projeto que queremos para a Ferroviária e nós vamos melhorar. Tenho certeza de que, com a força da Bertolucci, com a força de um coletivo, vamos avançar ainda mais", destacou.

O presidente da Câmara Municipal de Araraquara, Paulo Landim (PT), também se emocionou com a conquista. "Voces estão de parabéns. Vocês viram o calor dessa cidade e viram o calor desse prefeito, que ama a Ferroviária. Araraquara é a capital do esporte. A Ferroviária subiu para a Série C, o basquete feminino é campeão brasileiro e as meninas da Ferroviária vão disputar a final do Brasileiro. Parabéns por vocês honrarem o nome da cidade e honrarem um dos grandes nomes do Brasil, que é a Ferroviária", mencionou.

O presidente da Ferroviária, Filippo Bertolucci, também valorizou o acesso. "Deixo um agradecimento especial aos jogadores, comissão técnica e diretoria. Só quem vivenciou a Série D sabe o tamanho da conquista e o quão difícil ela é. Também quero deixar meu agradecimento à Prefeitura de Araraquara e ao prefeito Edinho Silva, que sempre deu total apoio à Ferroviária", agradeceu.

O diretor de futebol da Ferroviária, Júnior Chávare, falou sobre a montagem do elenco e a confiança depositada em cada integrante do grupo. "Só tenho uma palavra para definir o que sinto neste momento: gratidão. É uma gratidão imensa pelo que vocês fizeram, estão fazendo e farão, não só pela Ferroviária, mas pela cidade de Araraquara. Nesses minutos andando pela cidade, vimos como é bom ver o povo feliz. Eu sou novo na cidade, mas é muito bom ver uma grande quantidade de crianças e de pessoas mais idosas, os dois extremos da população, comemorando, se divertindo. Na nossa pré-temporada, estipulamos duas datas para as nossas metas: dia 3 de setembro para subirmos e dia 23 para sermos campeões. Isso virou um mantra para nós. Conquistamos o primeiro objetivo e agora vamos em busca do segundo", enalteceu.

O técnico Alexandre Lopes falou sobre o desafio de assumir a equipe após a saída de Elano em um momento em que o time ainda não havia vencido após disputar seis jogos da primeira fase da competição nacional. "Ninguém acreditava na gente naquele momento, mas o dia a dia foi mostrando o quanto somos capazes de nos recuperarmos em meio às dificuldades. Esse grupo se mostrou extremamente capaz de fazer aquilo que estávamos propondo e esse é o resultado. Obrigado, rapaziada", comentou.

Também estiveram presentes no encontro o vereador Edson Hel (Cidadania); o vice-prefeito e secretário municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto; o secretário de Governo, Donizete Simioni; a secretária de Saúde, Eliana Honain; a secretaria de Esportes e Lazer, Milena Pavanelli; a secretária de Comunicação, Priscila Luiz; o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta; o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Sérgio José Pelícolla; a secretária de Desenvolvimento Urbano, Sálua Kairuz Poleto; o secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani; o coordenador executivo de Participação Popular, Renato Ribeiro; além de integrantes da diretoria da Ferroviária SAF.