Saúde amplia serviço de coleta para exames laboratoriais para 8 UBS

Objetivo é facilitar o acesso da população de bairros mais afastados ao serviço, que será oferecido em esquema semanal, das 7h30 às 10h30, em esquema semanal

Saúde amplia serviço de coleta para exames laboratoriais para 8 UBS

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde, estará oferecendo, a partir desta próxima segunda-feira (29), serviço de coleta de material para exames laboratoriais em 8 Unidades Básica de Saúde do Município, em esquema semanal.

O serviço hoje é oferecido em dois laboratórios que possuem parceria com a Saúde – na região central e no Jardim Harmonia. Há cerca de um mês, começou a ser oferecido na UBS do Jardim Iedda.

A partir da semana que vem, visando facilitar o acesso ao serviço da população que reside em bairros mais afastados, está sendo implantado um cronograma de coleta semanal em oitos unidades, com atendimento das 7h30 às 10h30, mediante agendamento realizado na própria unidade, após consulta.

Às segundas-feiras, a coleta de material para exames laboratoriais será realizada na ESF Adalberto Roxo I e II “Dr. Antônio Carlos Pizzolitto” e na ESF Cruzeiro do Sul “Farmacêutico Cristóvão Colombo”.

Às terças-feiras, a coleta ocorrerá no CMS Jardim Roberto Selmi Dei IV “Dr. Herculano Graeff” e CMS Jardim Iguatemi “Enfermeira Kimiko Yuta”.

Nas quartas-feiras, será no CMS Jardim Roberto Selmi Dei I “Dr. Ruy de Toledo” e na ESF Jardim das Hortências “Dr. José Nigro Neto”.

Às quintas-feiras, o serviço estará novamente no CMS Jardim Roberto Selmi Dei I “Dr. Ruy de Toledo” e também na ESF do Jardim Iedda “Dr. Nicolino Lia”.

E às sextas-feiras, a coleta estará sendo realizada na ESF Valle Verde “Dr. Ednan Theodoro Nogueira” e novamente no CMS Jardim Iguatemi “Enfermeira Kimiko Yuta”.

“Nós traçamos estrategicamente esse cronograma, nestas oito unidades, levando em conta a demanda e a localização dos bairros. O objetivo é facilitar o acesso à realização da coleta para agilizar a assistência médica como um todo. Nessas unidades, o paciente vai sair da consulta e, se houver solicitação de exames laboratoriais pelo médico que o atendeu, isso já vai ser agendado. E os resultados dos exames serão disponibilizados na própria unidade, na data informada pelos profissionais de saúde”, explica a secretária municipal de Saúde, Eliana Honain.

O objetivo, segundo ela, é continuar ampliando a coleta para outras unidades, à medida que o serviço for sendo estruturado.