"DH nos Territórios" tem início em Araraquara com atuação no Parque São Paulo

Iniciativa tem o objetivo de garantir o acesso a direitos básicos e o fortalecimento da cidadania à população

"DH nos Territórios" tem início em Araraquara com atuação no Parque São Paulo

Na última sexta-feira (12), o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Parque Residencial São Paulo recebeu a ação itinerante "DH nos Territórios", que tem o objetivo de garantir o acesso a direitos básicos e o fortalecimento da cidadania à população, oferecendo serviços gratuitos nas áreas de acesso à justiça e documentação civil básica.

Alguns dos serviços e orientações são: suporte à documentação migratória; carteira de identidade; carteira de trabalho; registro civil; título de eleitor; emissão de carteirinha PCD e ID Jovem; retificação de registro civil; certidão de nascimento; e orientação jurídica.

O evento é promovido pela Prefeitura de Araraquara por meio da Coordenadoria de Direitos Humanos, que integra a Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, com apoio da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Poupatempo, 1º Cartório de Registro Civil de Araraquara; e 2º Cartório de Registro Civil de Araraquara.

A coordenadora de Direitos humanos, Renata Fattah, se mostrou animada com o resultado da primeira etapa da mobilização. "A ação se demonstrou necessária e importante, uma vez que o propósito é garantir o acesso a direitos básicos à população, assim como estabelecer um canal de proximidade e de informação com os serviços públicos oferecidos pelo município. Tivemos um bom público presente que usufruiu dos serviços que estavam sendo ofertados, se demonstrando bastante satisfeitos com a execução. Gostaria de agradecer o apoio da Defensoria Pública do Estado de São Paulo, Poupatempo e o 2º Cartório de Registro Civil de Araraquara, que estiveram presentes nessa ação, assim como agradecer a parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social pelo fortalecimento dos direitos sociais da população", destacou.

Ana Miriam Petito, gestora do Cras do Parque São Paulo, também valorizou a iniciativa. "Vejo o DH nos Territórios como uma ação muito valiosa, visto que traz para o território serviços muito importantes para o acesso a direitos básicos do cidadão. Para o Cras, reforça nosso trabalho, possibilitando a articulação com políticas públicas essenciais à garantia de direitos e, consequentemente, ao fortalecimento da cidadania para os usuários de nosso serviço", completou.

A próxima ação do "DH nos Territórios" está marcada para o dia 3 de maio, uma sexta-feira, das 9h às 15h, no Cras do São Rafael, que fica na Rua Cabo Polícia Militar Benedito Vieira Goes, 340, Jardim São Rafael II.