Canal Direto ressalta importância da vacina contra a gripe

Programa ouviu gerente de Vigilância Epidemiológica, que falou sobre o início da vacinação em Araraquara

Canal Direto ressalta importância da vacina contra a gripe

O Canal Direto com a Prefeitura desta terça-feira (26), realizado pela Secretaria Municipal de Comunicação, entrevistou a gerente de Vigilância Epidemiológica, Nathalia Tomazim, que deu detalhes sobre o início da campanha de vacinação contra a gripe, ou Influenza, em Araraquara.

Segundo Nathalia, desde a última segunda-feira, dia 25 de março, em todas as 37 unidades da rede municipal de Saúde de Araraquara há disponibilidade da vacina contra a Influenza, um tipo de gripe que pode evoluir para complicações graves e, eventualmente, até a morte.

A vacina é aplicada de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, na rede municipal - na unidade do Sesi (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), das 8h às 15h. Em 13 de abril, no segundo sábado do mês que vem, será realizado o Dia D de vacinação na cidade.

Ainda de acordo com Nathalia Tomazim, a princípio, as doses ainda não estão liberadas para a população em geral, apenas para os grupos prioritários, com maiores riscos de contrair a doença.

De início, podem se vacinar gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a menores de 6 anos, pessoas com comorbidades, imunossuprimidos, trabalhadores da saúde, da educação, do transporte rodoviário, portuários e caminhoneiros, além de pessoas privadas de liberdade e seus profissionais e idosos a partir dos 60 anos.

Público-alvo

Nathalia reiterou que são priorizados esses grupos de acordo com o número de doses produzidas no Brasil, no Instituto Butantã, em São Paulo. Conforme acrescentou, este público-alvo forma os grupos de maior risco de agravamento da saúde e óbito, em decorrência da gripe.

Para receber a vacina, basta se dirigir a uma unidade de saúde e apresentar um documento com foto, como o CPF, cartão SUS e a carteirinha de vacinação.

Ainda de acordo com a gerente de Vigilância Epidemiológica, é importante tomar a vacina todo ano porque há sempre uma mudança na cepa do vírus Influenza em circulação.

"Em 2024, existem duas variantes da Influenza A - HN1 e H2N2 -, além da Influenza B. São cepas sazonais, que mudam a cada ano e por isso é muito importante as pessoas receberem a dose da vacina a cada ano”, enfatizou Nathalia Tomazim.

Ao vivo

O programa Canal Direto com a Prefeitura vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 12h, ao vivo, na página da Prefeitura no Instagram.

A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais do município, incluindo o formato de podcasts.