Dia do Circo (27) tem abertura de programação temática no Palacete das Rosas

Nesta quarta é comemorado o Dia da Circo, Secretaria de Cultura e Fundart realizam a abertura da Semana do Circo de Araraquara com Bonde das Batukera e Dalila Lamour

Dia do Circo (27) tem abertura de programação temática no Palacete das Rosas

A 3ª Semana do Circo de Araraquara tem início nesta quarta-feira, 27 de março, data que é comemorado o Dia Nacional do Circo. Com o tema “Julieta Presente, Julieta Semente”, em homenagem à artista circense e cicloativista Julieta Hernández, a edição segue até o dia 07 de abril com atividades gratuitas, realizadas pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

A abertura da 3° Semana do Circo será nesta quarta-feira, dia 27, no Palacete das Rosas, às 19h30. A programação apresenta Bonde das Batukera com “Batukeras cantam Julieta”, e a Cena “In Reflexos” e roda de conversa com Dalila Lamour (palhaça ZiggyFrida). Não é necessário ingresso: basta chegar e participar.

Batukeras cantam Julieta

O Bonde das Batukera apresenta “Batukeras cantam Julieta” - uma apresentação de samba de coco de um grupo integrado por diversas mulheres e que faz uma apresentação em homenagem a Julieta, em companhia de palhaça ZiggyFrida convidada que dança, canta e interage com o grupo.

In Reflexo

Aliás, Dalila Lamour interpreta a palhaça ZiggyFrida - a personagem da performance “In_Reflexo”, que convida a uma reflexão - de uma maneira bastante divertida - acerca da construção social do gênero feminino e de estereótipos de beleza que são apresentados, principalmente pelos meios de comunicação. Entre algumas experimentações, a palhaça é levada a indagar-se a si mesma sobre quem ela é, e como muitas vezes nos distanciamos de nossa essência ao tentarmos nos encaixar em alguns modelos.

Os organizadores da Semana do Circo, Bárbara Monteiro e Denis Pimenta, lembram que, após “In Reflexo”, Dalila Lamour realiza uma roda de conversa com os presentes, abordando o tema da performance e questionando: “para que servem esses modelos?”

O Palacete das Rosas (sede da Secretaria de Cultura e Fundart) está localizado na região central, ao lado da Prefeitura de Araraquara, na Rua São Bento, 794.

Semana do Circo geral

Mais programação – A oficina “Clownsciência de palhaçaria feminina” também é destaque na programação e será realizada no Centro de Referência da Mulher Heleieth Saffioti no dia 07 de abril (domingo), com vagas disponíveis a mulheres e pessoas dissidentes que desejam explorar o mundo da palhaçaria de uma perspectiva feminista. As inscrições serão divulgadas em breve.

Antes, no dia 06 de abril, sábado, a programação conta com o Cortejo das Trisalhaças saindo do Palacete das Rosas em direção à Praça Pedro de Toledo, onde haverá diversas atividades. As Trisalhaças, com malabarismos, acrobacias, música e muita diversão, prometem emocionar o público neste cortejo que tem início às 10h30 no Palacete das Rosas. Já na Praça Pedro de Toledo, às 11h30 tem início a apresentação “Julieta Presente, Julieta Presente”, com números de artistas da cidade: “Mira”, com Maíra Baltazar; “Lavo aqui, lavo lá”, com Laís Justus; e “Esperando Julieta”, com Rian Santos e Rafael Campos.

Por fim, na noite do dia 06 de abril, no Palacete das Rosas, será apresentado o espetáculo “Escolhas”, às 20 horas, com palhaça Juliana Bordallo , com classificação para 12 anos e retirada de ingressos uma hora antes da apresentação.

Vale lembrar que a programação conta ainda, até maio, com a instalação “Julieta Presente” no Centro de Referência da Mulher e na Secretaria Municipal de Direitos Humanos, com murais de grafite de Miss Jujuba, a palhaça de Julieta, além de um banner com a história da personagem e da mulher, assim como a escultura de bicicleta marcando a viagem eternizada de Julieta.

Ainda, a programação apresenta oficinas de circo atendendo o público das instituições: Centro de Ressocialização Feminino, Casa das Margaridas, Quilombo Rosa, Oficina das Meninas, e Centro de Referência da Mulher. As oficinas são: “Espalhando circo”, com Kleber Gregório; “Tecido acrobático – descobrindo as potencialidades do corpo”, com Salete Coelho; oficina de Malabarismo “Consciência corporal através do malabarismo”, com Lucas Furtado; e oficina de bambolê “Criando possibilidades bambolísticas”, com Maíra Baltazar.

Toda a programação é gratuita.

SERVIÇO:

Abertura da 3° Semana do Circo “Julieta Presente, Julieta Semente”

Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 – Centro)

Data: quarta-feira (27 de março)

Horário: 19h30

Atrações: Bonde das Batukera, Cena “In Reflexos” e roda de conversa com Dalila Lamour

Programação gratuita