OP: Região do Jardim Iguatemi elege educação e saúde como prioridades

Com a participação de 134 pessoas, primeira plenária do ano foi realizada nesta segunda-feira (27) no CER Profª Maria José Pahin da Porciúncula

OP: Região do Jardim Iguatemi elege educação e saúde como prioridades

O CER Profª Maria José Pahin da Porciúncula, no Jardim Iguatemi, recebeu na noite desta segunda-feira (27) a primeira plenária sub-regional do Orçamento Participativo, programa em que a população escolhe os investimentos a serem feitos pela Prefeitura.

Durante o encontro, 134 pessoas elegeram os temas educação e saúde como prioridade da Sub-região 1 da Região 9, que envolve os bairros Jardim Iguatemi (incluindo Residencial dos Oitis), Cecap, Victório de Santi, Distritos Industriais 2, 5 e 7, Jardim Altos do Cecap, Jardim Regina, Residencial dos Manacás e Vila Aracoara.

O coordenador de Participação Popular, Renato Ribeiro, falou sobre a força do programa. "O Orçamento Participativo estreia com uma grande demonstração do que é a participação popular. Mais de 130 pessoas na primeira plenária só prova a legitimidade do programa e o apelo que ele tem com a população", comentou.

O OP 2023 contará com 27 reuniões na fase sub-regional. Depois estão marcadas 11 plenárias regionais e sete plenárias temáticas (Mulheres, População Negra, Pessoa com Deficiência, Juventude, Idosos, LGBTQIA+ e Plenária da Cidade). A última plenária está prevista para 6 de julho. A programação completa será divulgada em breve no site da Prefeitura, em www.araraquara.sp.gov.br.

A fase sub-regional aponta quais são os temas prioritários em cada divisão dentro das regiões do OP (Saúde, Educação, Esportes, Cultura, Obras, por exemplo). A votação das obras e dos investimentos específicos a serem executados ocorre nas fases regional e temática.

A plenária desta segunda-feira também contou com a participação do presidente da Câmara Municipal, Paulo Landim (PT), do vereador Alcindo Sabino (PT), do vice-prefeito e secretário do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, além de secretários, coordenadores e gestores municipais.

Próximas plenárias

Nesta semana, além da plenária no Jardim Iguatemi, outras duas estão agendadas. Nesta quarta (1º), às 19h, pela Sub-região 2 da Região 9, a reunião será na EMEF Waldemar Saffiotti, no Jardim Cruzeiro do Sul. Essa plenária engloba os seguintes bairros: Adelino Silva, Jardim Arco-Íris, Jardim Athenas, Jardim Cruzeiro do Sul 1 e 2, Jardim Del Rey, Jardim Diamante, Jardim dos Industriários, Jardim Dumont, Jardim Esplanada, Jardim Iedda, Jardim Santa Adélia, Jardim Santa Marta, Jardim Silvestre, Parque Alvorada e Vila Bonilha.

Pela Sub-região 3 da mesma Região 9 do OP, a plenária será na quinta (2), também às 19h, na Emef Henrique Scabello, no Parque das Hortências. Participam desse encontro moradores do Hortências, do Condomínio Satélite e do Residencial Nossa Senhora Aparecida (Aparecidinha).

Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Por causa da pandemia e da impossibilidade de realização das plenárias, o programa não elegeu novas obras em 2020 e 2021. No ano passado, o OP voltou a ser realizado.

Em ação desde 2017, o Orçamento Participativo tem 55 obras eleitas até 2019, com 27 obras entregues, além de 17 obras eleitas em 2022, que entraram no orçamento de 2023. São R$ 43 milhões investidos nas obras e nos programas já concluídos. Considerando as obras sendo executadas e as que serão iniciadas, o investimento por meio do OP chega a R$ 100 milhões.

Marcelo Mazeta, secretário de Direitos Humanos e Participação Popular
Marcelo Mazeta, secretário municipal de Direitos Humanos e Participação Popular

Renato Ribeiro, coordenador de Participação Popular, e o vice-prefeito Damiano Neto - Cópia
Renato Ribeiro, coordenador de Participação Popular