Desfile cívico na Avenida Bento de Abreu aborda literatura e leitura com participação de estudantes e comunidade

Tradicional e aguardado, o desfile apresenta o tema: “Araraquara em verso, prosa e poesia. Araraquara, 206 anos, Cidade educadora. Cidade leitora”

Desfile cívico na Avenida Bento de Abreu aborda literatura e leitura com participação de estudantes e comunidade

 

O tradicional Desfile Cívico do aniversário de 206 anos de Araraquara será realizado no dia do aniversário da cidade, terça-feira, 22 de agosto, na Avenida Bento de Abreu. Com início às 8 horas, o desfile apresenta o tema: “Araraquara em verso, prosa e poesia. Araraquara, 206 anos, Cidade educadora. Cidade leitora”, em uma realização da Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Educação.

O desfile cívico do aniversário de Araraquara é realizado na Avenida Bento de Abreu, com o percurso saindo da rotatória da CTA em direção à rotatória do Monumento do Soldado, com início às 8h. O evento é uma das atividades mais esperadas pela população, já que reúne um grande número de moradores da cidade no evento, com a participação de alunos e instituições da cidade e também da região.

Participam todas as escolas municipais: são 46 CERs, 15 EMEfs, 5 Centros de Educação, além do NEJA e da Escola Municipal de Dança. Vale ressaltar que apenas a Prefeitura tem uma média de 70 escolas.

Alunos de diversas escolas e programas municipais, se unem a clubes, bandas, instituições sociais e educacionais e empresas para homenagear a cidade. O desfile também conta com a participação de clubes de escotismo, carros antigos, corporações da Polícia – entre outros.

Os participantes estarão divididos em cinco locais de concentrações, com horários de chegada a partir das 7h20; já a dispersão acontece na Praça Scalamandré Sobrinho. A programação é gratuita.

 

Tema - O tema “Araraquara em verso, prosa e poesia. Araraquara, 206 anos, Cidade educadora. Cidade leitora” expressa um movimento muito expressivo que a Secretaria Municipal da Educação desenvolve no âmbito da literatura e da leitura, sendo que esta última ainda é um grande desafio para o Brasil.

Diante dos impactos educacionais ocasionados pela pandemia, a Secretaria Municipal da Educação desenvolveu um importante programa, o “Educa Mais Araraquara”, constituído de diversos projetos estratégicos, dentre eles o “Mais Leitura, Mais Leitor”, o qual prevê mais leitura, mais livros na vida das crianças e adolescentes, além de envolver as famílias nesta ação, por meio do acervo literário disponibilizado para cada estudante da rede municipal de educação.

Portanto, com o tema do desfile nestes 206 anos de Araraquara, a Secretaria Municipal da Educação deseja engajar toda Araraquara em um movimento por uma cidade leitora. Vale destacar que os alunos da rede municipal de Educação participantes do desfile cívico vão apresentar, durante o próprio desfile, os trabalhos que as escolas realizaram referentes à literatura em Araraquara.

 

Temas da Educação – A Educação Infantil irá abordar o tema “A Educação Infantil e o fantástico mundo da literatura”. Diversos temas alusivos à literatura irão ser abordados durante o desfile: “Cordel encantado dos piá quara” (Centro de Educação Piaquara – Professora Lectícia Vitta Filpi), “Monteiro Lobato: Literatura e Folclore Brasileiro” (Centro de Educação Aléscio Gonçalves dos Santos), “Nossos textos de todo dia – a produção literária na escola” (Centro de Educação Fundecitrus), “Palavras, cores e imagens: o campo em Histórias em Quadrinhos” (CER “Eugênio Trovatti” + EMEF/EI Campo Eugênio Trovatti), “Campos e Prados de Araraquara, sol dourado, vida e céu. Lá vem criança brincando num encantado varal de cordel” (CER Irmã Maurina + EMEF/EI do Campo Professora Maria de Lourdes da Silva Prado), “Pratos e prosas – história, cultura e culinária” (CER Waldir Trigo + EMEF/EI Campo Hermínio Pagôtto).

Já as EMEFs apresentam: “O despertar da águia e da serpente: literaturas encantam a Morada do Sol” (EMEF/EI Professora Olga Ferreira Campos), “O universo da Literatura Infantil” (EMEF do CAIC Prefeito Rubens Cruz), “DeclamaSóis: Literatura que se irradia” (EMEFI Vereador Edmilson de Nola Sá), “Nos versos do Cordel, eu canto a minha Morada” (EMEFI Professor José Roberto Pádua de Camargo), “Mais Leitura Mais Leitor: práticas de leitura todos os dias” (EMEF Professor Luiz Roberto Salinas Fortes), “Do clássico ao contemporâneo: Literatura por uma educação antirracista” (EMEF/EI Professor Henrique Scabello), “Heleieth Saffioti, mulher além do seu tempo” (EMEF Rafael de Medina), “Contar histórias, encantar vidas” (EMEF/EI do CAIC Eng. Ricardo Caramuru de Castro Monteiro), “Ruth Cardoso: uma história a ser contada” (EMEF Professora Dra. Ruth Villaça Correia Leite Cardoso), "Histórias de resistências, saberes e afetos: (D)ELAs, por ELAS e para ELAS” (EMEF/EI Professora Gilda Rocha de Mello e Souza), “Ignácio de Loyola Brandão – um vendedor de palavras” (EMEF Professora Altamira Amorim Mantese), e “O raiar literário na Morada do Sol” (EMEF Professor Waldemar Saffiotti).

Ainda: “Opará, o Rio de Rosa: uma viagem pelo Velho Chico” (Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira) e "Nossa terra tem oitis onde cantam poetas, escritores, professores, leitores..." (Núcleo de Educação e Jovens e Adultos Irmã Edith).

 

Mais participantes – Participam também as escolas: E.E. João Batista de Oliveira, E.E. Prof. Joaquim Pinto Machado Junior (Machadinho), E.E. Vereador Carlos Roberto Marques, Escola Imaculado Coração de Maria, além da CETEC – Centro Educacional e Técnico de Araraquara, Escola de Esporte, Saúde na Praça, Esporte de alto rendimento da Fundesport, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e as Oficinas Culturais Municipais de Araraquara.

O 13º Batalhão de Polícia Militar do Interior, o 3° Subgrupamento de Bombeiros de Araraquara – Corpo de Bombeiros e o 3º Batalhão de Polícia Rodoviária também confirmaram a participação no desfile, assim como: SOS Bombeiros no Resgate da Cidadania, Tiro de Guerra 02-002, DAAE, Defesa Civil, Fiscalização e Operação de Trânsito e Guarda Municipal.

Entre os clubes que marcarão presença estão: Clube Aventureiros Casinha do Sol, Clube de Desbravadores Invictus e Clube de Desbravadores Morada do Sol, e os escoteiros dos: 21º Grupo Escoteiro Araraquara José Luiz Torquato e do Grupo Escoteiro Morada do Sol.

Ainda, o desfile terá a participação de: Assembleia de Isis nº 32 da Ordem Internacional do Arco Iris para Meninas, Associação de veículos antigos de Araraquara -Os Intocáveis, Banda Marcial Municipal de Trabijú, Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo, Cia. Teatral Anjos do Trânsito, Grupo Engefort Sistema Avançado de Segurança, Haras Rancho do Bolinha, Legião da Boa Vontade – LBV,  Ong Bikers Araraquara (Morada do Sol MTB), e Ordem DeMolay Araraquara.

A programação é gratuita.

 

SERVIÇO:

Araraquara 206 anos - Desfile Cívico de Araraquara

Tema: “Araraquara em verso, prosa e poesia. Araraquara, 206 anos, Cidade educadora. Cidade leitora”

Local: Avenida Bento de Abreu (percurso: início na rotatória da CTA seguindo até a rotatória do monumento do Soldado Constitucionalista)

Data: terça-feira (22 de agosto)

Horário: 08 horas

 

  • Programação gratuita, com ônibus gratuito o dia todo