Debate promovido pela Escola de Governo em parceria com o LabPol/Unesp foi realizado no Anfiteatro da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp

Nesta terça-feira (5), a Escola de Governo do Município de Araraquara, em parceria com o Laboratório de Política e Governo (LabPol/Unesp), realizou a mesa redonda "Desafios para os governos num contexto de mudanças aceleradas – Instituições, participação e crise da democracia", que reuniu 70 participantes, entre presenciais e online. O debate foi sediado no Anfiteatro C da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp Araraquara e está disponível para visualização no canal da Escola de Governo do Município de Araraquara no Youtube, disponível no link bit.ly/Desafios_MudançasAceleradas.

A diretora da Escola de Governo, Celina Garrido, falou sobre a importância do evento. "Foi um importante e atual debate acerca da democracia e as ameaças recentes sofridas a ela. Porém, o debate não se esgotou e novas atividades na área temática 'Política e Democracia' acontecerão ao longo do próximo biênio, por meio desta parceria entre a Unesp e a Prefeitura", explicou.

O evento teve, na mesa de abertura, a secretária de Administração da Prefeitura, Juliana Lujan, que representou o prefeito Edinho, e o Prof. Dr. Claudio Paiva, docente da FCLAr e diretor acadêmico científico da Escola de Governo. O debate teve a participação do Prof. Ms. Bruno Souza Silva, da Profª Dra. Carla Gandini Gianni Martelli e do Prof. Dr. Milton Lahuerta, anfitrião e coordenador do LabPol.

Juliana Lujan falou sobre a relevância do tema abordado. "Esse é um assunto absolutamente urgente. Trabalhar o governo sempre foi um grande desafio no nosso país, nos nossos municípios. Nós temos políticas públicas bastante complexas e as mudanças chegam nos atropelando, seja por demandas mais exigentes, e assim tem que ser, seja por tecnologia da informação, e seja por uma comunicação que acontece hoje recheada de fake news e com isso vemos um povo que não consegue muito acompanhar  o que é verdade e o que não é. É importante discutirmos isso, como se dá a nossa democracia", comentou a secretária.

O Prof. Dr. Milton Lahuerta enalteceu a parceria entre a Prefeitura e a Unesp para o debate. "É muito importante esse tipo de parceria que estamos estabelecendo novamente com a Escola de Governo no sentido de se procurar construir uma agenda que nos permita exatamente projetar o futuro, pensar sobre os desafios que teremos pela frente, porque vivemos uma era de muitas e grandes transformações. Se não ativarmos uma inteligência geral no sentido de compreender o que está em curso, inevitavelmente tendemos a viver momentos políticos muito dramáticos", frisou.

O Prof. Dr. Claudio Paiva afirmou que esse é apenas o início de uma parceria que promete debates cada vez mais profundos a partir do próximo ano. "Nós começamos aos poucos, mas no ano que vem vamos ter uma intensidade muito grande dessa parceria. Serão dias e dias de debates sobre coisas cotidianas que estão acontecendo, coisas que não temos explicações, mas sobretudo coisas que são necessárias para o debate. Essa é uma casa do debate e essa é a lógica que vamos seguir para ter um caminho muito frutífero no próximo ano. Agradeço a todos que participaram dessa reflexão, que não se esgota essa noite, mas que vai perdurar por tempos", destacou.

A Escola de Governo do Município de Araraquara (EG.MA) é um núcleo municipal e responsável pela unidade de gerenciamento de formação, desenvolvimento e gestão de servidores públicos e agentes políticos da Escola Federativa EV.G (Escola Virtual.Gov/ENAP).

Mesa redonda sobre desafios para os governos no contexto de mudanças aceleradas reúne 70 participantes 04