Prefeitura realiza treinamento para entidades integrantes do programa "Juntos Contra a Fome"

Sistema informatizado visa organizar a oferta no fornecimento de cestas básicas em Araraquara

A Coordenadoria de Segurança Alimentar, pertencente à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, e o Fundo Social de Solidariedade realizaram reunião na manhã desta terça-feira (19) com a finalidade de orientar e realizar o treinamento para que as instituições socioassistenciais de Araraquara possam aderir ao programa municipal "Juntos Contra a Fome".

Participaram da reunião a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Cidinha Silva; a coordenadora de Segurança Alimentar, Silvani Silva; a gerente de Abastecimento, Paula Fernanda de Oliveira; e os representantes de 32 entidades socioassistenciais do município.

A plataforma digital "Juntos Contra a Fome" já está sendo utilizada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e pelo Fundo Social. O objetivo do treinamento é a implantação do sistema nas entidades que entregam cestas de alimentos.

O sistema informatizado visa organizar a oferta no fornecimento de cestas básicas, evitar a duplicidade, suprir as necessidades de comunicação e identificar a demanda a partir dos dados dos beneficiários, contribuindo para o atendimento e o acompanhamento integrados a partir de uma base única, qualificando o atendimento aos beneficiários. Com isto, se otimiza o planejamento das políticas públicas de assistência social e de segurança alimentar e nutricional com vistas a garantir o direito humano à alimentação adequada da população em situação de vulnerabilidade social.

Cidinha Silva falou da importância desse sistema. "Esta integração de esforços do poder público com a sociedade civil visa desenvolver ações para garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) para a população socialmente vulnerável do município, princípio constitucional de cidadania", comentou a presidente do Fundo Social de Solidariedade.

Silvani Silva também se mostrou animada com a iniciativa. "À partir da adesão das entidades ao sistema, se promoverá um forte senso de solidariedade e colaboração de diferentes setores da sociedade, num esforço conjunto visando superar o desafio da fome", concluiu a coordenadora de Segurança Alimentar.