Segurança Pública é tema do "Canal Direto com a Prefeitura - Especial Fim de Ano"

Coronel João Alberto Nogueira Júnior fez um balanço das ações de sua secretaria ao longo de 2023

Nesta quinta-feira (7), o "Canal Direto com a Prefeitura", programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, deu sequência à série "Especial Fim de Ano", onde secretários, coordenadores e gestores apresentam balanços sobre os setores da administração municipal ao longo do ano de 2023. Dessa vez, o entrevistado foi o coronel João Alberto Nogueira Junior, secretário de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública.

Ele iniciou sua participação com uma explicação sobre o modo de atuação de sua secretaria. "É importante esclarecer que a Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública é composta pelo comando da Guarda Civil Municipal, pela Gerência de Operação e Fiscalização de Trânsito e pela Gerência de Proteção e Defesa Civil. É através desses órgãos que compõem a secretaria que nós procuramos promover a integração entre as forças policiais que atuam no nosso município, que são as polícias civil, militar e federal, e  também damos proteção para os serviços e instalações do poder público municipal, além, é claro, das ações de fiscalização de trânsito, tanto pela Guarda quanto pelos agentes da Fiscalização de Trânsito, que também prestam papel importante na questão da sinalização de grandes eventos, de obras e também de acidentes que infelizmente acontecem nas vias públicas", esclareceu.

Entre diversos investimentos realizados em torno da segurança pública da cidade, o secretário apontou aquele que considera o mais relevante. "Fundamentalmente, o investimento mais importante que fizemos em 2023 foi feito na modernização do agora chamado Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil Municipal. Nós saímos de 38 câmeras situacionais de contexto para 140 câmeras de inteligência artificial. Isso traz um salto muito grande na questão da segurança pública do nosso município porque nós podemos compartilhar essas imagens com as polícias civil, militar e federal. Nós fizemos o cerco eletrônico em todas as entradas e saídas da cidade com câmeras que fazem a leitura de placas. Se um veículo que tem alguma pendência criminal há de entrar ou sair do nosso município, ele será detectado e essa informação será passada online para as viaturas da polícia militar e da polícia civil. Foi um ganho muito grande para a nossa segurança pública. Além disso, investimos em viaturas para a Defesa Civil e para a Guarda Civil Municipal. Enfim, só nessas áreas, em viaturas e também na modernização do Centro de Operações e Inteligência, tivemos um investimento na ordem de R$ 2,5 milhões", acrescentou.

O coronel João Alberto Nogueira Junior também comemorou o fato de Araraquara ter sido considerada, neste ano, a segunda cidade mais segura do Brasil na faixa populacional entre 200 e 500 mil habitantes. "Esse número é ainda mais expressivo quando consideramos todas as faixas populacionais, onde Araraquara é a sétima cidade mais segura do Brasil. Isso mostra todo o esforço que é feito, não só pelas instituições policiais e pela Guarda Civil Municipal, mas também pelas políticas públicas que são desenvolvidas no nosso município, principalmente aquelas na área social que tem uma intervenção fundamental na prevenção primária.

Ele revelou também um momento de maior emoção que viveu à frente da secretaria. "No final do ano passado, nós sofremos a maior tragédia natural da história de Araraquara. Nós tivemos que intervir e acompanhamos de perto toda a aflição daquela família, que infelizmente perdeu os seus entes queridos. Na sequência, nós acompanhamos toda a recuperação da cidade, onde tivemos vias destruídas, pontes destruídas, e acompanhamos também toda a aflição do prefeito Edinho no esforço de concentrar todo o secretariado para que pudéssemos recuperar o mais rápido possível a cidade de Araraquara. Felizmente, estamos conseguindo. Inauguramos a obra da Avenida 36 e em breve as outras serão inauguradas. E 2023 também foi um ano atípico, com muitas chuvas, precipitações pluviométricas altíssimas, então tivemos que lidar com pessoas que tiveram suas casas alagadas, ruas que foram alagadas, e nós acompanhamos de perto e pudemos auxiliar as pessoas na recuperação. Isso gratifica bastante, foi uma atuação muito importante da nossa Defesa Civil, do Fundo Social de Solidariedade, da Guarda Civil Municipal e dos agentes de Trânsito também. Quando nós temos um local de risco, toda a secretaria é envolvida para que possamos evitar que a pessoa adentre naquela área, além de fazer também a resposta necessária para que as pessoas tenham suas vidas preservadas. Eu cito isso como um fato marcante para nós, onde pudemos, de alguma forma, contribuir e ajudar as pessoas que sofreram bastante com essas calamidades que a natureza nos proporcionou, infelizmente", salientou.

O secretário também deixou sua mensagem de final de ano. "Desejo a todas as pessoas um feliz Natal, que tenhamos um ano de 2024 repleto de alegrias e realizações. E estaremos sempre à disposição na secretaria porque o nosso propósito é sempre contribuir com o interesse público. Estamos aqui para servir as pessoas e essa é a razão da existência do poder municipal. Me coloco mais uma vez à disposição e que tenhamos um ano de 2024 repleto de realizações e saúde para todos", concluiu.

Ao vivo

O "Canal Direto com a Prefeitura" vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, ao vivo na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.